quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Proteção magnífica

quinta-feira
quinta-feira
Sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo. (1Pe 5.6)
Além de ser uma virtude difícil, a humildade causa medo. É difícil porque o nariz empinado é mal de nascença, é questão hereditária, e a sociedade estimula a altivez de espírito. Causa medo porque, em vez de premiar a humildade, a sociedade passa por cima da pessoa discreta. Isso mostra o acerto e a sabedoria de Pedro: “Sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus”. Aquele que se abaixa não pode ser montado por ninguém. Deus não deixa. O humilde precisa ter certeza de que o Todo-Poderoso está ao seu lado e o protege de qualquer abuso, provação ou ameaça.
Em seu primeiro discurso, Elifaz, o amigo de Jó, recordou: “Deus põe os humildes nas alturas, põe num lugar seguro os que choram. Deus faz com que os planos dos espertos falhem e que as suas ações fracassem; ele pega os sábios nas suas espertezas e acaba com as suas intrigas. Em pleno dia eles ficam no escuro e ao meio-dia andam às cegas, apalpando como se fosse noite. Deus salva da morte os pobres; ele livra os necessitados das mãos dos poderosos. Deus dá esperança aos fracos e tapa a boca dos maus” (Jó 5.11-16).
Se há uma virtude protegida e premiada, essa é a humildade. Enquanto Deus é contra os orgulhosos, ele é bondoso com os humildes, concedendo-lhes bênçãos especiais (1Pe 5.5). A humildade deve ser exercida coletivamente na comunidade dos crentes. Essa prática resolve uma quantidade enorme de problemas de relacionamento, além de ser uma porta aberta para Deus intervir na vida do crente e da igreja.
Pedro afirma que Deus levanta quem se abaixa e exalta quem se humilha. Não necessariamente na mesma ocasião em que a humildade foi praticada. Ele faz isso no “tempo certo”, no tempo oportuno, a seu tempo, isto é, quando for saudável na história e na caminhada dos crentes. Enquanto essa exaltação não de baixo para cima, mas de cima para baixo, não acontece, o Todo-Poderoso se limita a proteger os humildes que estão debaixo do seu guarda-chuva.
– A exaltação de Deus não deve nos exaltar a ponto de nos exaltarmos pecaminosamente!

Nenhum comentário: