quarta-feira, 18 de julho de 2012

BARRAGEM DO AÇU CAUSA MEDO...

Novo tremor de terra é registrado na Barragem do Açu



Publicado no Dia 18/07/2012
Cedida
Laboratório Sismológico da UFRN, a magnitude preliminar calculada no local é de 1.7
Um novo tremor de terra foi registrado próximo a Barragem do Açu (Armando Ribeiro Gonçalves) por volta das 19h32 de ontem (17). Segundo o Laboratório Sismológico da UFRN, a magnitude preliminar calculada no local é de 1.7. A análise foi realizada com o dado obtido da estação de Riachuelo (RCBR) que registrou o tremor, às 22:32 UTC (às 19:32, hora local).

Na última semana os técnicos Eduardo Menezes e Antônio Vicente com o objetivo de estudar essa atividade sísmica, sendo realizada dentro do INCT de Estudos Tectônicos (INCT-ET). Uma primeira análise, a partir dos registros da estação de Paraú (NBPA; RSISNE), mostrou que a atividade sísmica se encontra na parte sul do lago, próximo ao limite dos municípios de São Rafael e Jucurutu.

No passado, em 1997, já foram registrados alguns eventos nessa região, mas não foi possível colocar uma rede sismográfica cercando a área.

Barragem Armando Ribeiro já registrou tremores

No último dia 17 de junho p Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN registrou um tremor de terra de magnitude preliminar estimada em 1.3 graus na escala Richter. O epicentro foi localizado na Barragem Engenheiro Armado Ribeiro Gonçalves, no município de São Rafael-RN. Esse evento deve ter sido registrado por várias estações e a análise dos dados foi feita utilizando-se os registros das estações de Riachuelo/RN e de Livramento-PB.

A atividade sísmica na Barragem é um dos casos mais conhecidos de sismicidade induzida por reservatórios no Brasil tendo vários trabalhos, dissertações de mestrado e teses de doutorado abordando esse tema. Entre os anos de 1987 e 1997 ocorreram atividades sísmicas, inclusive sendo seu aquele momento seu auge.

Embora não se tenha mais um monitoramento permanente da barragem, esse evento veio a ocorrer após um longo período em que não se registravam sismos nessa região. É possível que esse evento possa estar relacionado com novas áreas sísmicas na região, ativadas pela água no reservatório.

Nenhum comentário: