sábado, 16 de fevereiro de 2013

A mensagem com a cara de Rosalba
 A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) apresentou uma mensagem de otimismo na sessão de abertura do ano legislativo. O ano de 2013 será bem melhor do que 2012 e 2011, garantiu, sem, no entanto, vender ilusões. Otimismo e pé no chão, ressaltou.
Assim era esperado.
As dificuldades maiores foram superadas, embora exijam a permanente vigilância. Agora, é bola pra frente. E o otimismo da governadora tem um sentido fincado na realidade.
O governo equilibrou as finanças do Estado e resgatou o crédito, possibilitando a parceria com organismos  financeiros nacionais e internacionais para realizações das grandes ações. O Programa RN Sustentável, bem encaminhado no Banco Mundial, vai proporcionar investimentos da ordem de 540 milhões de dólares ou 1,1 bilhão de reais.
Soma-se a essa transação financeira, o empréstimo junto ao Banco do Brasil de quase meio bilhão de reais, já devidamente consagrado, e que permitirá a execução de obras estruturantes.
A governadora destacou na mensagem que, paralelamente, outras obras importantes estão em plena execução e em fase de conclusão. São os casos do Arena Dunas, estádio da Copa do Mundo em Natal; a rodovia estadual Mossoró/Tibau que dará vida à “Rota do Sol Nascente” para viabilizar o turismo da chamada Costa Branca; a adutora do Alto Oeste, que terá a sua primeira etapa inaugurada agora em março; a adutora Santa Cruz/Mossoró em processo de licitação; o Pró-Transporte, que é considerado o maior projeto de mobilidade urbana de Natal; dentre muitas outras obras espalhadas por todas as regiões do Estado.
Ainda na linha do otimismo, a governadora fez um destaque especial para a Educação, certamente a área com melhor índice de resultado do seu governo. Em menos de dois anos, o governo concedeu 74% de reajuste salarial para o professor, algo inédito na gestão estadual. Essa ação somada a outras, começou a tirar o RN da “lanterninha” nacional da Educação, posição incômoda deixada pelo governo anterior.
Rosalba, no entanto, deixou claro que o Estado não se livrou das dificuldades históricas, realçando que é impossível solucionar todos os problemas em dois anos. Mas garantiu que vai continuar superando dificuldades e criando oportunidades.
Por fim, o tom político:
“Encaro com naturalidade os embates políticos, porque o direito de divergir é a alma da democracia. Dos nossos adversários políticos espero apenas aquilo que se espera das pessoas públicas: compromisso com o Rio Grande do Nort

Nenhum comentário: