terça-feira, 12 de junho de 2012

Ficha Suja:

Ficha Suja: “Listão” do TCE inclui prefeito, secretários e ex-deputados

Fábio Araújo / Da Redação

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (PR); o atual secretário de Educação de Natal e ex-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), José Walter da Fonseca; a secretária estadual de Educação, Betânia Leite Ramalho; os ex-deputados Laíre Rosado Filho (PSB) e Wober Júnior (PPS); e o ex-secretário estadual de Saúde Domício Arruda estão entre os 575 gestores que tiveram suas contas reprovadas e foram incluídos na lista entregue nesta terça (12), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), à Justiça Eleitoral.

Conforme ressalta o TCE, a lista não implica necessariamente em inelegibilidade para os gestores. Caberá à Justiça Eleitoral analisar os processos de cada um e tomar a decisão caso a caso. Os envolvidos podem ficar inelegíveis caso as irregularidades detectadas sejam consideradas insanáveis e tenham praticados atos dolosos de improbidade administrativa.

Jaime Calado, que deve tentar a reeleição este ano, foi incluído na lista por atos tomados no período em que presidiu a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do norte (Caern). O ex-deputado Laíre Rosado Filho, marido da deputada estadual Sandra Rosado (PSB), teve suas contas como ex-secretário estadual de Agricultura reprovadas.

O também ex-deputado estadual e ex-vereador Wober Júnior (PPS) está enquadrado por sua gestão na Secretaria Estadual de Educação e Cultura (mesmo motivo de Betânia Ramalho), enquanto que Domício Arruda está na lista como ex-secretário de Saúde. No caso de Walter Fonseca, sua inclusão não tem relação com o trabalho na Secretaria de Educação de Natal, e sim como ex-reitor da Uern.

O presidente do TCE, Valério Mesquita, informou que anexas às listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação. “Seguem inclusos os respectivos votos e acórdãos, certidões de trânsito em julgado, pareceres do Ministério Público de Contas, manifestações do corpo técnico-instrutivo, entre outros elementos de informações”, disse o conselheiro.

Valério Mesquita fez questão de ressaltar que cabe ao TRE o julgamento das respectivas contas. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade, cabendo à Justiça Eleitoral a análise das circunstâncias aferidas dos requisitos previstos em lei”. Será remetido, também, até 05 de julho, novos nomes que forem incluídos numa listagem posterior.

Com informações da Assessoria do TCE

Nenhum comentário: