sábado, 16 de março de 2013

Ex prefeita fafa Rosado...
Política é a arte de dialogar
É possível a ex-prefeita Fafá Rosado trocar o DEM por outra sigla? É. Provável, nem tanto. Porém, ela já mandou o recado que quer dialogar, ser ouvida, com endereço certo: à Governadoria.
Não é de hoje que o grupo da ex-prefeita reclama de desatenção dos líderes democratas.
Nos últimos dois anos à frente da Prefeitura de Mossoró, Fafá desabafou a pessoas mais próximas que sentia a falta de parceria com o Governo do Estado. Não tratou o assunto de público para evitar crise política e não atrapalhar o projeto de poder do DEM.
Sentiu-se isolada.
Quando Rosalba Ciarlini chegou ao Governo do Estado, a ex-prefeita esperava que a sua administração recebesse atenção especial do Estado, negada pela ex-governadora adversária Wilma de Faria (PSB). No entanto, isso não ocorreu, reclama o grupo, uma vez que a cidade passou a receber obras e ações do Governo Estadual, mas sem a parceria com a Prefeitura.
Passadas as eleições de 2012, Fafá – sem mandato – esperava ser convocada pela governadora. O seu marido, deputado Leonardo Nogueira (DEM), também aguardava um convite para ser ouvido, ou melhor, atendido pelo governo. Não foi chamado até aqui;
Daí, a abertura para a reaproximação com o PMDB, partido de origem do grupo de Fafá.
Ela deixou a companhia dos Alves em 2002, para se filiar ao DEM e viabilizar o projeto de ser prefeita de Mossoró; com sucesso. Fafá se tornou prefeita e foi reeleita pelas mãos do rosalbismo, mas nunca perdeu a simpatia pelo verde do aluizismo.
Agora, a possibilidade de retornar é real. O convite já lhe foi feito pelo ministro da Previdência, Garibaldi Filho, um dos líderes da família Alves, que se distanciou da governadora Rosalba.
O caminho está aberto, no entanto existem pontos que precisam – e devem – ser levados em consideração na hora da decisão. O grupo de Fafá está muito bem atendido na administração municipal do DEM, tendo preservado espaços importantes no primeiro escalão, ocupando a Educação, Cultura e Meio Ambiente.
Além do mais, não há queixa de relacionamento com a prefeita Cláudia Regina.
Outro ponto a ser observado é com relação a projetos de candidatura em 2014. Tornaria inviável para a prefeita do DEM apoiar um projeto de Fafá numa eventual mudança de partido.
Há de se observar, ainda, que não cabe uma terceira via política da família Rosado, o que sugere que, para o grupo de Fafá, longe de Rosalba, restaria voltar para o berço do rosadismo, liderado pela deputada Sandra Rosado, ou a união do rosadismo e rosalbismo.

Nenhum comentário: