quinta-feira, 4 de abril de 2013

Professores da rede estadual começam a receber tablets

Demis Roussos
Professor da rede estadual recebeu aparelho das mãos da governadora Rosalba Ciarlini
O Governo do Estado iniciou a informatização da rede estadual de ensino nesta quinta-feira (4), com a entrega dos novos tablets educacionais às escolas. A primeira distribuição dos equipamentos foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire – CENEP, em Petrópolis, zona leste de Natal. Os novos equipamentos adquiridos pelo Governo vão auxiliar o trabalho dos professores, substituindo o sistema do diário de classe tradicional por um programa virtual, além de apoiar o ensino de disciplinas e pesquisas educacionais.
A aquisição dos 6.065 tablets foi realizada por meio de um convênio com o Governo Federal, um investimento de mais de R$ 2 milhões, possível graças a uma emenda parlamentar proposta pela bancada potiguar. 4.301 tablets de 7 polegadas serão entregues aos professores e os outros 1.764, de 10 polegadas à direção das escolas estaduais. A distribuição dos equipamentos vai continuar sendo feita em escolas localizadas em outras áreas da cidade. Uma segunda etapa da modernização está sendo preparada para que os alunos também tenham acesso aos equipamentos.
“Esses tablets que chegam agora as mãos desses professores é uma mostra que o estado está investindo em educação, queremos modernizar, agilizar a escola com a entrega desses equipamentos. Todos nós temos que nos adequar e avançar junto com essas tecnologias e eu quero que em breve essa modernização também chegue aos professores do ensino fundamental e em seguida, no segundo semestre, vamos tentar conseguir para os alunos do ensino médio. Vamos facilitar a vida dos alunos e dar mais incentivo e estímulo as nossas crianças e jovens potiguares”, afirmou a governadora.
Segundo a secretária de Educação, Betânia Ramalho agora as aulas poderão ser preparadas no tablet e apresentada por meio de uma lousa digital, espécie de retroprojetor combinado com computador, que muitas escolas já usam desde o ano passado. “Existe uma programação preparada pelo Ministério da Educação para que o professor se aproprie das orientações, a formação vai acontecer ao longo deste mês e acredito que será como uma formação continuada para que se tenha o acesso permanente às novas tecnologias. É importante que o professor leia as informações que estão na página do Ministério da Educação”, concluiu a secretária.
Os tablets são acompanhados por uma capa protertora e são equipados com sistema operacional android, 512 megabytes de memória RAM, 16 gigas de memória, acesso à internet através de rede wi-fi e bluetooth.
Fonte: SEEC

Nenhum comentário: