### - Por causa da idolatría, todo a terra prometida será destruida, pois é pela idolatría que se torna manifesta a oposição ao projeto de Deus. O profeta critica tanto o culto aos deuses falsos que promovem a injustiça, como também o culto idolátrico a Javé, culto este que serve de máscara para ocultar um ateísmo prático.
O profeta denuncia o julgamento, que não será ato arbitrário de Deus. será apenas manifestação da verdade que as pessoas vivem e praticam. A salvação ou a condenação serão conseqüências da vida que cada um tiver vivido. Quando uma sociedade rejeita Deus e seu projeto, ela substitui ambos pelo ídolo da riqueza (ouro, prata). Esta, para ser acumulada, se serve infalivelmente do projeto de injustiça, que multiplica violências e crimes, explorando e oprimindo Tudo isso vem acobertado por belas palavras e sistemas complicados. mas o julgamento colocará toda a verdade às claras, e o ídolo da riqueza se tornará testemunha de acusação e motivo de condenação.
O julgamento, porém, não se realiza apenas no fim do mundo. Já está presente na história em cada momento, quando Deus e seu projeto desmascaram e destroem os ídolos com seus projetos injustos. - ###
Nenhum comentário:
Postar um comentário