### - O manifesto de Nazaré. - ###
*** - O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. [Lucas 4.18]. - ***Mateus e Marcos situam a visita de Jesus à sinagoga de Nazaré mais adiante em seu ministério. Lucas, no entanto, a coloca deliberadamente bem no início de seu ministério, porque ele a vê como um prenúncio profético da mensagem de Jesus e de sua rejeição por parte de seu próprio povo.
Jesus leu os dois primeiros versículos de Isaías 61 e imediatamente afirmou que Isaías estava se referindo a ele. “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir” (Lc 4.21). Ele era o Messias, o ungido, que havia sido designado para trazer libertação a quatro categorias de pessoas — aos pobres, aos cativos, aos cegos e aos oprimidos.
A questão crucial é se a condição desses grupos é espiritual ou sociopolítica. Há respostas diferentes. Alguns espiritualizam o evangelho, como se ele oferecesse somente salvação do pecado. Outros politizam o evangelho, como se ele oferecesse somente libertação da opressão. Nenhuma dessas posições, no entanto, é satisfatória, pois nenhuma das duas faz justiça ao texto. Os que o espiritualizam se esquecem de que Jesus teve comunhão com os pobres, ao passo que os que o politizam se esquecem de que a palavra grega para liberdade (v. 18) pode também significar “perdão”.
A única maneira de resolver esse dilema é dizer que ambos estão corretos, uma vez que Jesus ensinou ambas as coisas. Os pobres no Antigo Testamento eram pessoas humildes, que clamavam a Deus por misericórdia, e pessoas oprimidas, que necessitavam ser libertas. Além disso, “o evangelho vem como boas novas para ambos. Os espiritualmente pobres, que… se humilham diante de Deus, recebem pela fé o dom gratuito da salvação… Os materialmente pobres e sem forças encontram, além da nova dignidade como filhos de Deus, o amor de irmãos e irmãs, que lutarão para a sua libertação de tudo que os rebaixa e oprime”.1
O que é verdadeiro acerca dos pobres (tanto material quanto espiritualmente) é também verdadeiro sobre os cativos, os cegos e os oprimidos. O evangelho é boa nova para eles também em ambos os sentidos.
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