quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Centenas de fieis comparecem à celebração da Quarta-feira de Cinzas


Centenas de fieis participam da primeira celebração da Quarta-feira de Cinzas, na Catedral Metropolitana, iniciando o período da Quaresma, tempo litúrgico devotado à penitência e conversão em preparação a Páscoa, que acontece daqui a 40 dias.

A missa que começou às 11h é presidida pelo pároco da Catedral Metropolitana, padre Aerton Sales, e concelebrada pelos padres Elernildo Marques de Morais e Jailton Soares de Lima. Na abertura da liturgia, padre Aerton Sales fez menção à Campanha da Fraternidade, que este ano tem por tema "Fraternidade e Saúde" e será lançada, nacionalmente, nesta quarta-feira, pela Igreja Católica, através da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

As leituras levaram os fiéis a uma reflexão para viver a Quaresma como "um caminho de purificação e de iluminação em vista da celebração da Páscoa".  O ritual da quarta-feira de cinzas têm uma simbologia bíblica. As cinzas são distribuídas durante a celebração em sinal de humilhação e penitência. O costume é de se guardar os galhos da procissão de ramos, realizada no ano anterior para que, agora, sejam queimados e distribuídos aos fiéis.

A principal celebração da Quarta-feira de Cinzas será realizada às 19h, na Catedral Metropolitana sob a presidência do arcebispo Dom Matias Patrício. A Catdral Metropolitana comporta até 2.500 pessoas. Nesse momento, pelo menos metade dos bancos estão ocupados por fiíes, de todas as partes da cidade. A expectativa é de que na celebração noturna a participação seja ainda mais intensa.

Nenhum comentário: