terça-feira, 25 de março de 2014


Baraúna aperfeiçoa saúde pública e melhora hospital
 
A melhoria da atenção básica em Baraúna, com o fortalecimento da Saúde da Família (PSF), começa a desafogar o Hospital Francisco Bezerra Sobrinho. A assistência domiciliar do PSF diminui a demanda na principal unidade de saúde do município, que passa a se dedicar à sua real finalidade: atendimento de urgência e emergência.
Diminuindo o atendimento ambulatorial, o hospital atende com mais rapidez casos urgentes, como vítimas de acidentes de trânsito. Médicos e outros servidores trabalham menos sobrecarregados, pacientes são mais bem atendidos, graças à atuação de 11 equipes do PSF, distribuídas na cidade e nas principais localidades rurais de Baraúna.
O diretor do Hospital Francisco Bezerra Sobrinho, César Nunes, explica que a melhoria é percebida na queda de demanda e de consumo de materiais básicos. Embora ainda esteja produzindo estatísticas, ele comprova o avanço no cotidiano do hospital, hoje com corredores mais livres e organizados, diferentemente de há poucos meses.
Imagem inline 1
          Médico examina criança no hospital: atendimento humanizado
Assistência garantida nos finais de semana
“O hospital também dispõe de plantões de médico e equipe completa todos os dias, exceto às segundas-feiras, e por enquanto, devido à escassez de profissionais. A escala quase cheia permite atendimento imediato nos finais de semana, quando aumenta a demanda, principalmente de traumas decorrentes de acidentes de trânsito”, explica César Nunes.
Outro avanço da gestão Luciana Oliveira (PMDB) no hospital, segundo o diretor, é a retomada de eletrocardiogramas, paralisados há quase um ano, e de todos os exames laboratoriais de análises clínicas, com presença de bioquímico 24 horas, além de nova viatura do SAMU para melhorar assistência de pacientes graves à unidade.
César Nunes frisa que outros benefícios são conquistados paulatinamente, fruto da reorganização da saúde promovida na nova gestão municipal. “Encontramos serviços péssimos e deficientes, mas estamos trabalhando incansavelmente para dar mais melhorias concretas e definitivas para a população de Baraúna”, assegura o diretor.

Nenhum comentário: