sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O NORDESTINO É ANTES DE MAIS NADA UM FORTE...

Água para matar a sede do povo de Luís Gomes
 O município de Luís Gomes, na chamada “Tromba do Elefante”, completou um ano sem o sistema de abastecimento de água. O colapso condena a cidade e o seu povo ao retrocesso. O município parou no tempo. A população, sedenta, é socorrida por medidas alternativas, como o carro-pipa e a antiga lata d’água na cabeça.
Um sofrimento só.
Mas, poderia ser diferente. A adutora do Alto Oeste, a partir da barragem de Santa Cruz, na zona rural de Apodi, deveria ter sido concluída e inaugurada em dezembro de 2010. A obra foi projetada para abastecer 23 municípios oestanos e mais de seis dezenas de localidades rurais.
Teve início em 2009, ainda no governo de Wilma de Faria (PSB), mas foi interrompida por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatou superfaturamento no preço da obra.  Irregularidades insanáveis.
Em 2010, quando Iberê Ferreira de Souza (PSB) assumiu o cargo para ser candidato à reeleição, ele prometeu retomar e concluir a construção da adutora. Antes, no cargo de secretário de Recursos Hídricos do Estado, percorreu os municípios estratégicos da região, mostrando a obra e garantindo cumprir todo o cronograma preestabelecido.
Iberê foi até Luís Gomes, quando, acompanhado do ex-prefeito Pio X (PSB), assumiu o compromisso de levar água da Santa Cruz para acabar com a sede da população; não cumpriu.
O pouco que foi feito da adutora do Alto Oeste não foi suficiente para fazer a transposição das águas, isso porque o trabalho foi mal executado. Colocaram os dutos e se esqueceram das estações elevatórias. Desperdício de dinheiro público.
Importante lembrar que, paralelamente ao projeto do Alto Oeste, Wilma e Iberê prometeram construir a adutora Santa Cruz/Mossoró, inclusive o Governo travou luta na Assembleia Legislativa para fazer aprovar um financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) destinado a bancar a importante obra; também não saiu do papel.
Pois bem…
O colapso no sistema de abastecimento de água de Luís Gomes e de outros municípios alto-oestanos será solucionado agora. O atual governo consertou os erros deixados pela gestão passada, realizou nova licitação e retomou a obra, agora em fase de conclusão.
É possível que, em dezembro próximo, a água lave a alma do povo de Luís Gomes e mate a sede de quem vem sofrendo há longos anos. A adutora Santa Cruz/Mossoró também sairá do papel.
O Governo do Estado está licitando a obra, que provavelmente será iniciada ainda neste ano. Investimentos que se aproximam dos R$ 100 milhões.

Nenhum comentário: