segunda-feira, 22 de julho de 2013

Deputado Tomba e ex-prefeito têm direitos políticos suspensos por fraude

Parlamentar foi acusado de fraude em licitação num esquema gerenciado pelo ex-prefeito Gijá, de Tangará, também condenado
Por Ciro Marques
O deputado estadual Luiz Antônio Lourenço de Farias, o “Tomba”, do PSB, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos por uma condenação da Justiça Federal por fraude em licitação para a construção de 25 casas populares, no município de Tangará. Além dele, também foi condenado o ex-prefeito do município, Giovannu César Pinheiro, conhecido como Gijá (pai do atual gestor do município, Alcimar Germano) e mais sete pessoas e quatro empresas. Todos foram punidos com cinco anos de suspensão dos direitos políticos e ainda vão ter que dividir o pagamento de uma multa equivalente a cem vezes o valor corrigido da última remuneração do então prefeito. Os réus já recorreram da condenação.
Tomba teve os direitos políticos suspensos por cinco anos pela Justiça Federal (Foto: Alberto Leandro)
De acordo com a Justiça Federal, o esquema foi gerenciado pelo ex-prefeito e pelo representante do escritório de contabilidade Rabelo e Dantas, Creso Venâncio, e teve a participação dos demais réus, que emprestaram seus nomes para “maquiar a fraude”. Após o trânsito em julgado, todos poderão ficar três anos sem poder contratar com o poder público. O convênio da Prefeitura de Tangará com a União, firmado em 1998, resultou no repasse de R$ 90 mil para a construção de 25 casas populares.
Levando em conta as datas constantes do processo fraudulento, em menos de 24 horas as 

Nenhum comentário: