terça-feira, 19 de agosto de 2014

As Escrituras dizem

terça-feira 
 
Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem… (1Pe 5.5)
Pela oitava vez nessa carta de apenas cinco capítulos, Pedro escreve: “Pois as Escrituras Sagradas dizem…” (1Pe 1.16, 24; 2.3, 6, 8; 3.10; 4.18; 5.5).
Isso quer dizer que os 39 livros do Antigo Testamento eram chamados de Escrituras Sagradas, sendo citados oralmente (nos sermões) ou por escrito (nas Cartas). Que dizer que, para Pedro, as Escrituras Sagradas já eram aquilo que os reformadores muitos anos depois passaram a chamar de única regra de fé e prática.
Das oito passagens lembradas por Pedro, uma está no Pentateuco (Levítico), quatro nos Livros Poéticos (Salmos e Provérbios) e três num dos Profetas Maiores (Isaías).
Quando fala em santidade, o apóstolo cita Levítico 11.45: “Sejam santos, pois eu sou santo”. Quando fala na precariedade da vida, cita Isaías 40.6-8: “Todos os seres humanos são como a erva do campo”. Quando fala a respeito da bondade de Deus, cita Salmos 34.8: “Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor é bom”. Quando mostra que Jesus é a pedra, cita Isaías 28.16: “Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi”. Quando mostra o perigo de tropeçar nessa pedra preciosa, cita Isaías 8.15: “Muitos tropeçarão, cairão e se despedaçarão”. Quando explica como obter uma vida feliz, cita Salmos 34.12-13a: “Vocês querem aproveitar a vida? Querem viver muito e ser felizes? Então procurem não dizer coisas más”. Quando quer falar sobre o destino dos justos e dos ímpios, cita Provérbios 11.31: “Assim como os bons serão recompensados aqui na terra, também os pecadores e os maus serão castigados”. Quando quer falar sobre o valor da humildade, cita Provérbios 3.34: “Ele zomba dos que zombam dele, mas ajuda os humildes”.

Nenhum comentário: