terça-feira, 26 de agosto de 2014

Coluna do dia – 26 de agosto

Postado às 05h03 Coluna Nenhum comentário Enviar por e-mail
Combate à corrupção fora do debate até aqui II
Você sabia que, em cada 10 candidatos a governador, quatro têm ocorrências na Justiça ou nos Tribunais de Contas?
Segundo relatório por Portal da Transparência baseado em dados do projeto “Quem quer virar excelência”, dos 165 postulantes que disputam os Governos Estaduais nas eleições deste ano, 63 (38%) respondem a 327 processos, seja na Justiça ou nos Tribunais de Contas.
O levantamento mostra ainda que 46 deles já sofreram alguma condenação, quatro foram cassados e dois foram presos no exercício do mandato. O portal revela que as “ocorrências se encaixam em três grandes eixos:
1 – irregularidades em contas e processos administrativos no âmbito dos Tribunais de Contas (como fraude em licitações);
2 – citações na Justiça Eleitoral (contas de campanhas rejeitadas, compra de votos, entre outros crimes);
3 – processos na Justiça referentes à lida com o bem público no exercício da função (corrupção ativa, peculato, etc.).
No universo dos candidatos com algum tipo de problema na Justiça, 18 têm ocorrências relativas a contas de gestão, como irregularidades em atos, contas anuais irregulares, falhas em contratos e convênios e problemas em licitações. Outros 33 estão envolvidos em irregularidades eleitorais, sendo que a maioria responde a processos por abuso de poder econômico nas campanhas eleitorais.
O Portal da Transferência cita no relatório que mais da metade dos candidatos processados respondem na Justiça por crimes e delitos referentes ao trato do bem público.
Ao todo, são 249 processos, dos quais 170 por improbidade administrativa ou dano ao erário. Outras nove ocorrências tratam de crimes contra a Lei de Licitações; oito de corrupção passiva e seis se referem a peculato. Tem ainda ações civis públicas e penais.
Chama a atenção o caso de José Geraldo Riva (PSDB), que disputa o Governo do Estado do Mato Grosso. Dono de uma rede de frigoríficos, ele responde a 326 processos, inclusive já tem condenação em colegiado, por crimes cometidos quando foi prefeito da cidade de Juara (MT) e deputado estadual por quatro mandatos.
Tem outros candidatos com dez ou mais ocorrências: José Roberto Arruda (PR/DF), Lindberg Farias (PT/RJ), Anthony Garotinho (PR-RJ) e Eduardo Braga (PMDB/AM).
Esses (maus) exemplos se repetem em quase ou todos os Estados brasileiros, e o Rio Grande do Norte não é exceção. Por isso, o dever de os candidatos colocarem em debate a ética e honestidade na vida pública.
O cidadão tem o direito de saber em quem vai votar, a partir do histórico de cada um. Esse nosso país é uma grande farsa isso não isenta nem um dos poderes todos são farinha do mesmo saco, basta ver a situação dos mensaleiros Joaquim Barbosa prende e os outros põe na rua para continuarem subtraindo do povo, como sou povo não posso chama-los de outra coisa verdadeira se não vou preso é a Lei do cão.

Nenhum comentário: