segunda-feira, 4 de agosto de 2014

*** _ O Espírito de unidade. - ***

segunda-feira
O corpo é uma unidade [...] assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. [1 Coríntios 12.12-13]

Sabemos, a partir da leitura de 1 Coríntios 1, que havia divisões na igreja de Corinto. Para compreender melhor a mensagem de hoje, não podemos perder de vista esse contexto de divisão. Paulo enfatiza que há somente um Espírito Santo e que ele é o Espírito de unidade. Sete ou oito vezes na primeira metade do capítulo 12 ele é chamado de “o Espírito” ou “o mesmo Espírito”. Paulo reforça esse conceito através de três declarações fortes e unificadoras:
Primeiro, todos os que confessam que “Jesus é Senhor” foram iluminados por um único e mesmo Espírito (v. 1-3). Esse ainda é um teste confiável e pode ser aplicado a qualquer pessoa ou movimento. A função principal do Espírito Santo é glorificar a Jesus. Não devemos separar o Espírito Santo das demais pessoas da Trindade.
Segundo, todos os que creem foram enriquecidos por um e o mesmo Espírito com diferentes dons (v. 4-11). Há cinco listas de dons espirituais no Novo Testamento. Juntos, eles somam no mínimo vinte e um. Alguns são bastante comuns, como os dons relacionados à mordomia, obras de misericórdia e contribuição financeira. Todos eles visam “o bem comum” (v. 7) e, quanto mais eles edificam a igreja, mais importantes são (14.12).
Terceiro, todos nós fomos batizados em um único Espírito no corpo de Cristo (12.13). É de conhecimento geral que os cristãos pentecostais e carismáticos consideram o batismo do Espírito como uma segunda experiência, subsequente à conversão e ao novo nascimento, e que alguns cristãos recebem e outros não (embora todos possam receber). O texto de hoje, no entanto, parece contradizer esse ensino, pois nele, de acordo com o apóstolo Paulo, fomos todos batizados em um único Espírito e bebemos todos do mesmo Espírito. O dom do Espírito, apresentado agora como um batismo e como um beber, é privilégio de todos os crentes. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8.9).

Nenhum comentário: