servir 2
Quero compartilhar com vocês duas breves histórias bíblicas de verdadeiros heróis cujos nomes sequer foram citados. Ainda assim, foram dignos de serem lembrados no maior de todos os Livros, pois fizeram grande diferença em seu tempo e contexto. São autênticos heróis anônimos.
A primeira história está registrada no capítulo 5 do livro de II Reis. Muitos se detêm nesse texto por causa da extraordinária cura que Naamã recebeu em seu corpo leproso, e foi realmente algo maravilhoso. No entanto, poucos percebem que foi uma simples menina, escrava de guerra, mas com espírito livre, que testemunhou à família que na sua terra havia um profeta capaz de curar seu senhor através do poder de Deus. Apesar de não sabermos o seu nome, conhecemos uma história com final feliz.
O segundo personagem encontramos no Novo Testamento. Um participante ativo nos milagres de Jesus. Quem não se lembra da extraordinária multiplicação de peixes e pães? E o que foi necessário? Veja o que os discípulos disseram a Jesus em João 6.9: “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?” Mal sabiam eles que o lanche desse ilustre desconhecido, nas mãos do Mestre, seria o suficiente para que uma multidão fosse alimentada, e foi o que aconteceu.
Talvez essas duas pessoas que citei nunca tenham sequer sonhado em realizar o que costumamos definir como ‘grandes coisas’, causar ‘impacto’ ou algo parecido. Mas o fato é que elas estavam no lugar certo, no momento certo, sendo usadas por Deus para algo realmente extraordinário.
Quem sabe você, em algum momento da sua vida ou até mesmo agora, lendo este texto, tenha questionado o verdadeiro motivo da sua existência, ou esteja sentindo-se vazio, sem propósito, sem importância, imaginando o que de tão grande e relevante você poderia realizar. Afinal, pensamos: o que um anônimo como eu poderia fazer?
Quero lhe dizer que, neste instante, o seu Criador está de olho em você. Ele é o Deus que pode usar sua vida para algo tão grande e maravilhoso que sua mente nem seja capaz de imaginar. Saiba que, aí no seu anonimato, Ele pode colocá-lo em posição de herói.
Seja para abençoar uma única pessoa, uma família ou uma multidão. Não importa. Tudo que Ele precisa é encontrar corações disponíveis. Pessoas que coloquem seus dons e talentos a serviço do Reino e apresente-se diante de Deus para dizer: ‘eis-me aqui, sem sucesso, sem fama diante dos homens, mas pronto para fazer a diferença e ser benção onde o Senhor me permitir estar’.
E, sendo usado por Deus, você realmente não precisará de reconhecimento ou fama para sentir-se um herói, pois os padrões de Deus são absolutamente mais elevados que os nossos. Seu conceito de ‘sucesso’ é muito diferente do nosso conceito humano, natural.
Ao finalizar este texto, Deus me faz lembrar de vários heróis, não aqueles que aparecem na TV, mas anônimos que fizeram grande diferença na minha vida. E você, lembrou de algum? Independentemente dessas lembranças, que o Senhor nos ajude a compreender que bom mesmo é ter a alegria de dizer a Ele que estamos disponíveis para sermos ‘heróis’ na vida de alguém e até de uma geração.::Denise Tomaz de Souza – Colaboradora do Portal Lagoinha.com