Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de finas jóias“. (Pv 31.10)
Foto: Artur Vitor

Todos os dias esse versículo é postado nas redes sociais de muitas e muitas moças… Moças ansiosas pelo casamento se apropriam desse versículo na intenção de dizer: ‘sou aprovada, sou virtuosa, me encontre’.
Hoje, relendo essa passagem, e não o versículo isoladamente, me preocupo com o conceito de virtuosa que temos encontrado por aí…
Virtuosa é aquela pessoa que pratica o bem e se conforma com o que é considerado correto e desejável; que tem o caráter inspirador; casta e honesta.
O versículo 10 termina nos questionando sobre quem a achará. Isso nos leva a concluir que a mulher virtuosa não é encontrada em qualquer esquina. Como um tesouro, ela é algo bem difícil de se encontrar e conquistar.
Dos versículos 11 a 31 do provérbio, vimos que a mulher dita virtuosa personifica a sabedoria no lar, na comunidade e nos relacionamentos.
Ela é rara. Ela é uma mulher digna de confiança e jamais desonrará o nome do seu marido. Ela tem um compromisso eterno com ele (versículo 12).
Quer ela desempenhasse as tarefas do lar, quer supervisionasse enquanto outros faziam, ela administrava muito bem sua casa e suas finanças (versículos 13-15).
Todos olhavam para o seu marido e pensavam ‘que cara bem cuidado! Este aí tem uma mulher de valor’.
Ela é uma mulher que confia em Deus e não nutre preocupações com o amanhã.
Me pergunto se aquelas que se apropriam do versículo 10 do provérbio sabem da responsabilidade que os versículos seguintes trazem.
A mulher virtuosa faz coisas que as moças de hoje não querem fazer. A mulher virtuosa está bem guardada, esperando ser encontrada. É disciplinada e aprende em sua “solteirice” como cuidar dos seus e administrar seu lar.
O segredo para tudo que ela se tornou é bastante claro: ela temeu ao Senhor (versículos 30-31).
Antes, somente, de pensarmos em casamento, que ela seja o tipo de esposa que buscamos ser e o tipo de mulher que os rapazes procuram para se casar.
:: Dani Araruna [Do Olhar ao Altar]