segunda-feira, 20 de agosto de 2018

               (Quem sabe de minha vida sou eu! "Daniel Pereira da Cunha")

Primeira pesquisa eleitoral pós-convenções revela cenário no RN
CENÁRIO DO INÍCIO DA CAMPANHA
A primeira pesquisa Ibope após o registro de candidaturas confirma a liderança da senadora Fátima Bezerra (PT) na corrida ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A candidata da coligação “Frente Popular”, que tem como vice o servidor público Antenor Roberto (PC do B), aparece com 34%, em posição bem confortável. Fátima cresceu 3 pontos em relação à última pesquisa Ibope, divulgada no dia 21 de julho, quando tinha 31%.
A segunda colocação também não sofreu alteração. Carlos Eduardo (PDT), da coligação “100% RN” e que tem como candidato a vice-governador Kadu Ciarlini (PP), está com 15%, a mesma intenção de votos verificada na pesquisa anterior.
Já o governador Robinson Faria (PSD), da coligação “Trabalho e Persistência”, que tem como vice o empresário Tião da Prest (PR), caiu na intenção de votos de 9% (na pesquisa Ibope de julho) para 8% na sondagem divulgada na noite de sexta-feira, 17, pela InterTV Cabugi.
Esse é o cenário do início da campanha eleitoral. Se o pleito fosse hoje, Fátima ganharia ainda no primeiro turno. No entanto, a caminhada está apenas começando. Os números do Ibope indicam que Carlos Eduardo é o seu adversário em potencial.
O atual governador mostra-se incapaz – até aqui – de reagir junto ao eleitor. Além da baixa intenção de votos, Robinson amarga alto índice de rejeição. Segundo o Ibope, 59% dos entrevistados responderam que não votariam nele de jeito nenhum. Já o governo Robinson é reprovado por 81% da população. Com tal rendimento, é improvável que o governador consiga reagir dentro da disputa. Improvável, não impossível.
Os demais candidatos a governador apresentam performance sofrível, mostrando-se apenas coadjuvantes. Nada mais, nada menos.
Surpresa mesmo, o Ibope revelou na corrida pelas duas vagas ao Senado da República. O capitão Styvenson Valentim, candidato pela Rede Sustentabilidade, assumiu a liderança, com 23%. O senador e candidato à reeleição Garibaldi Filho (MDB) caiu para o segundo lugar, com 21%. O ex-senador Geraldo Melo (PSDB) despencou para terceiro, com 14%, enquanto a deputada Zenaide Maia (PHS) sofreu queda livre e se agarra na quarta posição, com 12%. Os demais candidatos ao Senado têm desempenho sofrível, segundo o Ibope.
Portanto, o cenário do início da caminhada eleitoral foi exposto pelo Ibope. Esse é o ponto de partida, que oferece base para avaliação dos "cientistas" de plantão. Daqui, vamos aguardar o desenrolar da campanha.

Nenhum comentário: