domingo, 14 de outubro de 2012

MORRE DONA ODETE ROSADO MÃE DA PREFEITA FAFA ROSADO

Já está sendo velado, em casa, na Praça Bento Praxedes, mais conhecida como Praça do Codó, o corpo de dona Odete Rosado, mãe da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado.
Maria Odete de Góis Rosado nasceu em Areia Branca, no dia 23 de setembro de 1917.
Filha do despachante de navegação, Francisco Lúcio Soares de Góis e da dona de casa Maria Leonor de Oliveira Mendes. Ele de Areia Branca, ela de Ceará-Mirim.
O casal teve 8 filhos e a pequena Odete, aos 4 anos, foi adotada por um casal de tios que a levou para morar em Natal, onde estudou no Colégio Imaculada Conceição.
Estava noiva quando conheceu Jerônimo Dix-Neuf Rosado Maia e os dois se casaram dois anos depois, quando Mossoró passou a ser seu novo e definitivo endereço.
Odete e Dix-Neuf tiveram 12 filhos.
A casa do casal, na Praça do Codó, é chamada de Catetinho, por ter hospedado o então presidente, Getúlio Vargas, em visita a cidade, num tempo em que a mesma ainda não era habitada por Dix-Neuf. e Odete.
Aos 95 anos, dona Odete estava lúcida, lia jornais, livros, e gostava de ouvir rádio AM.
Vivia sob os cuidados do filho Alex, solteiro, formado em Enfermagem e aposentado do Banco do Brasil.
Ao programa “Mossoró de Todos os Tempos” gravado pela jornalista Lúcia Rocha, em 2007, dona Odete revelou que coube a ela contar à sogra, dona Isaura, sobre a morte do marido – seu sogro – Dix-Sept Rosado, num desastre de avião.
Segundo dona Odete, a resposta de dona Isaura à época foi rápida: “Dix-Sept não era meu, era do povo”.
*
Com colaboração da jornalista Lúcia Rocha @detibau






Nenhum comentário: