sábado, 28 de novembro de 2015

Outro livro inacabado

sábado
sábado
### - Tenho ainda muitas coisas para contar a você. Mas não quero fazer isso por carta. (3Jo 13) - ###
Esse João é sempre o mesmo. Ele termina a terceira carta como termina o Evangelho segundo João e a segunda carta.
João não encompridou mais o Evangelho que leva seu nome por duas razões. Primeira, porque escolheu cuidadosamente os fatos mais relevantes para demonstrar que Jesus é o Messias, o filho de Deus (Jo 20.30-31). Segunda, porque se todos os milagres e todas as palavras de Jesus fossem relatados por escrito, não haveria papel e tinta suficientes, nem estantes e bibliotecas no mundo inteiro para conter os livros que teriam que ser escritos (Jo 21.25). O presbítero não alega falta de tempo, como fazem outros escritores.
A contribuição de João para a produção do Novo Testamento foi muito grande. Ele escreveu cinco livros: o Evangelho, as três Cartas e o Apocalipse (cinquenta capítulos ao todo). O Evangelho de sua autoria é o mais teológico dos quatro. O último livro de João é uma espécie de conclusão da história do pecado, que começa no Gênesis (o primeiro livro da Bíblia) e termina no Apocalipse (último livro). Gênesis fala da criação do céu e da terra, que ainda existem, e o Apocalipse do novo e céu e da nova terra que ainda virão. Enquanto o primeiro fala do paraíso perdido, o segundo fala do paraíso recuperado. Por ter concluído a história do pecado e a história da salvação, talvez possamos chamar o Apocalipse de João de a chave de ouro.
Em número de livros, João está logo atrás de Paulo. Em número de capítulos, está atrás de Paulo (99) e de Lucas (34).
A carta de João ao “querido amigo” Gaio começa na palavra escrita e termina na palavra falada. Os leitores dele precisam da visão e da audição. Isso se depreende da penúltima frase de sua carta: “tenho ainda muitas coisas para contar a você, mas não quero fazer isso por carta. Espero vê-lo em breve e então conversaremos pessoalmente” (3Jo 14).
João refere-se a Jesus como o Verbo tanto quando ele se fez carne (Jo 3) como quando diz que ele descerá dos céus em glória (Ap 19.13)!

Nenhum comentário: