Foto: Jean Assis
Não, não se engane, não somos suficientes para nós mesmos, precisamos sempre do outro. Talvez, essa seja uma das verdades que tanto gostaríamos de negar, mas não deixa de ser um fato sobre nós.
Experimente ficar um tempo sem nenhum tipo de comunicação, sem alguém ao seu lado, seja um colega de trabalho, faculdade, ou um familiar, passe tempo somente com pessoas que não sabem nada sobre você, que não se importam, e você perceberá que você não é suficiente.
Não é suficiente quando apenas eu me preocupo comigo, quando apenas eu passo tempo comigo (estranho né? Mas acontece), quando faço tudo sozinho, quando acredito que não preciso de mais ninguém. Tente, e você, provavelmente, acabará percebendo que não é suficiente. Precisamos do outro.
Difícil admitir? Às vezes, sim, mas é maravilhoso quando temos consciência disso. Eu não sou suficiente para mim.
A Bíblia nos diz em Eclesiastes 4, versículos 9 e 10 que “melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”.‭
A Palavra já nos diz sobre a importância e o valor de não estarmos sós. Nós não somos suficientes. Por isso precisamos dar valor àqueles que estão sempre disponíveis para nós, que se importam, que amam, que são presentes.
Infelizmente, muitas vezes, vejo pessoas orgulhosas de sua “autossuficiência”, felizes por não precisarem do outro… E com toda a individualização que temos vivido nos nossos tempos, isso só se acentua.
Ninguém é suficiente por si só, somos seres que precisam uns dos outros.
Que paremos que apontar os dedos e tenhamos coragem para amar. Que o Senhor nos abençoe com coragem para precisar do próximo e amar uns aos outros.