quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Postado às 11h20 Saúde Nenhum comentário Enviar por e-mail
O governador Robinson Faria (PSD) iniciou o segundo dia da agenda administrativa em Mossoró enfrentando protesto dos servidores da saúde do Estado. Os manifestantes reclamam atraso de salários e a possibilidade de fechamento de hospitais regionais.
No Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde o governador entregou o novo tomógrafo e assinou o Protocolo de Intenções da Alta Complexidade com o município, ele foi recebido com gritos e palavras da ordem.
O clima ficou tenso, com os manifestantes interditando a passagem de autoridades em áreas da unidade de saúde, no entanto, o governador buscou o diálogo para contornar a situação.
“Estamos abertos ao diálogo”, disse o governador, no contato direto com os manifestantes. Em seguida, Robinson chamou os servidores e propôs uma reunião em que eles apresentassem a pauta de reivindicações.
De imediato o comando do movimento encerrou o protesto e aceitou dialogar com o governo. Todos foram para o auditório do Tarcísio Maia, com a reunião sendo aberta pelo governador.

A mesa de negociação, comandada por Robinson, reuniu representantes do Sindaúde, direção do Hospital Tarcísio Maia, secretário de saúde do Estado George Antunes e a secretária-chefe do Gabinete Civil Tatiane Mendes Cunha. 

Na pauta de reivindicações apresentada ao governador, os servidores da saúde pedem melhorias salariais e investimento no sistema de saúde pública. A pauta contém 11 itens.
Veja algumas das reivindicações:1 – Compromisso com o funcionalismo público pelo pagamento da folha até o dia 30, conforme preconiza o regimento estatutário;
2 – Não fechamento dos hospitais regionais; regularização dos seguranças dos hospitais regionais;
3 – Aumento dos leitos de UTI no Hospital Tarcísio Maia;
4 – Eleições diretas para cargos de direção e chefia a partir dos hospitais regionais.
5 – Abastecimento de insumos que carecem os hospitais regionais;
6 – Regularização do fornecimento de remédios de alta complexidade;
7 – Cumprimento e revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, com implantação da tabela de qualificação e estabelecimento de data-se para reajuste salarial dos servidores.
Robinson Faria ressaltou que alguns itens da pauta já são tratados pelo governo e afirmou que atenderá os pleitos da categoria conforme as condições financeiras do Estado.
O governador reiterou a disposição de dialogar com os servidores e disse que quer um segundo momento para passar a pauta a limpo. “Não tenho problema nenhum com os movimentos. Pelo contrário. Considero justo e importante, porque é uma forma de ampliar o relacionamento entre governo e servidores”, disse o governador ao final da reunião.

Nenhum comentário: