quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Raquel Dodge pede ao STF para manter Lula preso e defende pena alta

EM UM DOCUMENTO DE 80 PÁGINAS, DODGE SE MANIFESTOU CONTRA PEDIDO DE LIBERDADE AO EX-PRESIDENTE.

A procuradora-geral da República Raquel Dodge, apresentou o parecer ao STF recomendando a rejeição de um pedido de suspensão da sentença contra Lula, no caso do tríplex do Guarujá. Em uma manifestação de 80 páginas, ela considera que o caso de Lula merece a pena “máxima”.
“É preciso compreender que a lei tem parâmetros mínimos e máximos, pois as condutas ostentam graus de censura. Se há um caso na história em que as penas deveriam se aproximar da máxima, é este”, escreveu Dodge na documento à petição da defesa nesta terça-feira (31).
A defesa de Lula pediu ao Supremo que o cumprimento da pena seja interrompido. Entre outros pontos, porque há chances de a dosimetria ser revista nos tribunais superiores.
A procuradora-geral discordou. Segundo ela, Lula praticou corrupção passiva e lavagem no âmbito do maior escândalo de corrupção que o Brasil já conheceu. “Se há um caso na história em que as penas deveriam se aproximar da máxima, é este”, escreveu. A punição aplicada, afirmou, “deve ser mantida. Uma vez que se mostra mais proporcional e adequada à prevenção e repressão do crime”.
“Lula foi eleito para o mais alto cargo do Executivo Federal com um ferrenho discurso anticorrupção, alardeando sua honestidade e prometendo combate aos dilapidadores dos cofres públicos. Elegeu-se em virtude de sua retórica de probidade e retidão. Tais fatos elevam sobremaneira o grau de censurabilidade da conduta do recorrente e devem ser punidos à altura”, justificou Dodge.
O recurso dos advogados estava na pauta da Segunda Turma do STF, a mesma que concedeu liberdade ao ex-ministro José Dirceu. O relator, Edson Fachin, encaminhou o pedido da defesa para análise do Plenário, o que pode ocorrer ainda em Agosto.

Nenhum comentário: