Uma corrente entre o céu e a terra
### - Contamos a vocês o que vimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho. (1Jo 1.3). - ###É uma corrente enorme e ainda incompleta. Ela é como a escada de Jacó: liga a terra ao céu e o céu à terra. Começa com o último pecador (até o presente momento) e termina com o Pai e o Filho. A corrente não se parte, não se quebra e não se rompe por uma única razão: cada elo corresponde a um pecador que nasceu de
João está falando da união mística de um salvo com outro salvo, de qualquer passado, de qualquer tempo e de qualquer lugar. Esses elos todos, ligados entre si, estão também ligados ao Pai e ao Filho, que seguram a corrente para ela não quebrar. O vigor, o entusiasmo, a perseverança, a alegria, a esperança, a certeza da salvação, o transbordamento, a paciência, o domínio próprio – tudo isso e muito mais vêm do primeiro elo, aquele que está na mão direita de Deus.
O que João deseja e está expressando é que os crentes da igreja para a qual ele escreve (não se sabe qual) estejam perfeitamente unidos entre si e com os crentes da igreja da qual ele escreve (também não se sabe qual), “assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho”.
Na memória consciente ou inconsciente de João, está a palavra dita por Jesus na véspera da sua morte: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos” (Jo 15.5).
— A união de Cristo com a sua igreja é um fato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário