domingo, 27 de novembro de 2011

Baraúna é destaque por registros de Doença de Chagas

O QUE SERÁ QUE A PREFEITURA TEM FEITO PARA MUDAR ESSA REALIDADE?
Veja essa triste notícia para Baraúna e reflita sobre os "cuidados" para combater esse exterminador de vidas que atua livremente em nosso território sem que a Prefeitura adote medidas suficientes de orientação social e campanhas à população.este tem seis municípios com alto risco de doença de chagas


Os municípios de Baraúna, Carnaubais, Governador Dix- sept Rosado, Mossoró, Pendências e Triunfo Potiguar são considerados como de alto risco para a doença de Chagas.

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Doença de Chagas da II URSAP, Roberto Paiva, a doença de Chagas é uma infecção por um protozoário denominado Trypanosoma cruzi e transmitida por vetor triatomíneo conhecido como barbeiro, percevejo, bicudo ou procotó. Os barbeiros são encontrados em casas de taipa, galinheiros, chiqueiros e estábulos.

"Para evitar a presença do barbeiro é fundamental construir casas distantes das matas; colocar telas nas janelas e usar mosquiteiros quando a casa estiver próxima das matas; manter quintal, chiqueiro e galinheiros limpos e distantes das residências; evitar dentro de casa animais que ajudam na transmissão como cão, gato, galinha e outros", destaca o coordenador.

Segundo o secretário municipal de saúde de Baraúna, Ireno Lima, 13 agentes de endemias e 40 agentes comunitários de saúde estão trabalhando sistematicamente para identificar os focos e orientar as famílias quanto ao problema. "A principal ação da Prefeitura é fazer a substituição das casas de taipa através dos convênios federais", complementa Ireno.

Roberto Paiva alerta que, ao encontrar o barbeiro, deve-se colocá-lo em um recipiente plástico, com tampa de rosca com furos e levá-lo à unidade de saúde mais próxima para ser encaminhado imediatamente à Vigilância Epidemiológica do município para notificação e investigação entomológico
NOTA DO BLOG: como vocês perceberam, Baraúna é uma cidade altamente exposta ao risco da Doença de Chagas, não por culpa da população mas sim pela ausência de políticas de saúde. Isso porque não é de hoje que a estrutura de Saúde do Município sabe desse grave problema. Se há anos, o barbeiro vem matando (muitas pessoas nem sabem que estão doentes e morrem em decorrência de problemas cardíacos), por qual motivo nunca se fez uma forte campanha de orientação social ou até mesmo uma força tarefa para combater esse terrível vetor? Tenho certeza que muitos não sabem identificar visualmente o inseto causador da doença de chagas. Falta orientação. É lamentável. Saúde de qualidade só se for para os parentes deles que tem a disposição os melhores hospitais particulares em grandes centros. Em Baraúna, o barbeiro continua matando nosso povo pobre. Você sabe o que a prefeitura tem feito para mudar essa realidade?

1 comentários:Anônimo disse...


Se ultimamente em Barauna não se faz mais nem teste do pezinho nos recem nascidos.E comunidades como Sumidouro e poço Barauna estão sem transporte para os alunos estudarem, imagini campanha para combater a doença de Chagas,se vamos peder a Furna-feia que está localizada em nossas terras pra Mossoro explorar com parque turistico..é uma vergonha, pra nossos vereadores.... estamos jogados a sorte....só o senhor Jesus mesmo pra olhar para os filhos de Barauna,

Nenhum comentário: