Postado em Hoje - 10:08
Vídeo estatal mostra visita de Costa e Silva a Mossoró em 1967
Em pleno regime militar, o vídeo produzido por uma instituição de imprensa estatal destaca um texto ufanista e aponta a cidade como “uma das mais evoluídas metrópoles do interior brasileiro”. Mossoró é exibida com algumas particularidades da época, como por exemplo, uma única ponte sobre o rio Mossoró para mão e contra-mão.
O vídeo mostra o público à espera do presidente no aeroporto Dix-sept Rosado, abastecendo com a água fornecida pelo Governo a partir da inauguração de um poço artesiano e a recepção do presidente Costa e Silva pelo então governador, monsenhor Walfredo Gurgel, e por Dix-huit Rosado, presidente do INDA, órgão que administrava as questões agrárias. Outros governadores do Nordeste também estavam presente na solenidade.
Com pouco mais de três minutos, o vídeo apresenta a inauguração dos poços artesianos em Mossoró, que resolveria “o mais angustiante problema da região, que é o abastecimento d´água”. A placa na inauguração explica que a obra partiu do Ministério das Minas e Energia e que o poço foi batizado com o nome do presidente militar. Na solenidade, uma série de carroças com reservatório faziam fila.
A reportagem ainda destaca a inauguração do edifício da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, que contou a presença do ministro da Educação, e da Escola Superior de Agricultura de Mossoró. E conclui com uma observação de Dix-huit, na fala do narrador, sobre a importância desta escola para “o desenvolvimento do Nordeste”.
Assista ao vídeo histórico
Um comentário:
DANIEL MORO NA SUBESTAÇAO ESSE BABAO DO PREFEITO NO BLOG DELE ELE CHAMA NOSSO FILHO DE VANDALOS MIRRINS LEA O BLOG DELE PRA VOCE VER SE NAO VERDADE
Postar um comentário