sábado, 26 de julho de 2014

O bom pregador

sábado
sábado
Quem prega, pregue a Palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. (1Pe 4.11a)
Pregar é um verbo de sentido religioso. Embora possa ter outros usos, significa predominantemente pregar sermões. O verbo aparece muito mais no Novo Testamento do que no Antigo. Jonas em Nínive, João Batista no deserto, Jesus na sinagoga, Paulo nas praças – todos pregavam o arrependimento e as boas novas. E, então, Pedro está dizendo: “Quem prega, pregue a palavra de Deus”.
A advertência é oportuna para aquele tempo e para o presente. O pregador cristão precisa ser o porta-voz de Deus, falar como se o próprio Deus estivesse falando por intermédio dele, falar de acordo com os oráculos de Deus. Ele não pode inventar, não pode substituir, não pode embelezar demais nem enfear demais; não pode apegar-se ao texto e desprezar o contexto. Não pode pregar só os Salmos e nunca o Apocalipse; só as bem-aventuranças e nunca as maldições; só a justificação do penitente e nunca a condenação dos renitentes; só a misericórdia de Deus e nunca a severidade de Deus.
O pregador deve saber que não é fácil pregar, que a sua responsabilidade é enorme, que ele não pode decepcionar aqueles que levam a sério o domingo e deixam tudo para ouvir a Palavra de Deus, que ele não pode despachar famintos os que forem em busca de alimento espiritual. O pregador deve saber que a beleza da oratória não pode esconder a beleza da mensagem. Se não tiver o dom de uma boa comunicação, o pregador precisa se humilhar diante de Deus e pedir o socorro dele. O pregador precisa saber que pregar um sermão é muito mais importante do que ministrar uma aula para quem faz um curso de pós-doutoramento.
Tanto aquele que prega como aquele que serve deve pregar e servir “com a capacidade que Deus lhe concedeu” (BJ), com “a força e energia que Deus lhe concede” (NBV), para que “em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo” (1Pe 4.11b, NTLH).
– Sem meditar na Palavra nem orar de segunda a sábado, não haverá sermão para pregar no domingo!

Nenhum comentário: