filho e pai

Apesar de o filho viver os primeiros meses de vida dentro da mãe, isso não faz com que o pai tenha um papel menos importante do que ela. Ao homem não foi dada a missão de conceber, mas, sim, a de amar, cuidar e ensinar.
Ao levar isso em consideração, entende-se que a única diferença entre o pai biológico e o “de coração” é o sangue. Ambos têm o mesmo nível de responsabilidade nos quesitos amor, cuidado e ensinamento. E ambos também precisam ser amados, com a mesma intensidade, pelos filhos.
A Palavra de Deus diz: “honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12). Na Bíblia não está escrito o tipo de pai que deve ser honrado. Para que os dias do filho sejam prolongados, é preciso honrar o pai seja ele sério ou engraçado, quieto ou divertido, carinhoso ou inexpressivo…
Se você é filho…
Talvez o seu pai não consiga expressar com afeto o amor que sente por você, mas saiba que, nos pequenos gestos, ele pode demonstrar isso.
Talvez você não conheceu o homem que te “colocou no mundo” porque ele partiu antes do seu nascimento. Mas você tem Deus, o Pai dos pais, que está sempre do seu lado, que ama e cuida de você. E, não só no Dia dos Pais, mas todos os dias, você pode honrá-Lo com palavras e atitudes.
Talvez você não conheça o seu pai porque ele decidiu viver distante por algum motivo. Não o julgue por isso. Caso ele apareça e queira se relacionar com você, não o ignore. Perdoe-o e passe a honrá-lo.
Talvez seja sua mãe ou outra pessoa quem faz o papel do seu pai. Eles também merecem ser homenageados.
Se você é pai…
Você é exemplo! Saiba que seu papel na vida do seu filho é muito importante, independentemente da sua personalidade. Demonstre, a cada dia, o amor que você sente por ele, seja com gestos ou palavras. Cuide, ensine.
Que você cresça em conhecimento e sabedoria para sempre dar bons exemplos aos que o admiram. E que Deus o abençoe sempre!
Feliz Dia dos Pais!