quinta-feira, 6 de agosto de 2015

São Precisos Dois Fatores

"Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte." (Tiago 1:14-15)

De onde vem a tentação? Na essência, pode-se dizer que vem do diabo, mas nós desempenhamos um papel fundamental em nossa própria tentação. O diabo precisa da nossa cooperação para cedermos, porque onde não há desejo de nossa parte, não existe efetivamente tentação.

O diabo fica só de olho. Ele tenta descobrir quais são as nossas vulnerabilidades. E então ele traz uma tentação que é atraente. São precisos dois fatores para fazer com que uma tentação seja bem-sucedida e você é um deles.

A tentação em si vem na forma de um mau pensamento, que bate na porta de sua imaginação. Uma grande oportunidade na vida, talvez bata somente uma vez na sua porta; mas, esteja certo de que a tentação bate à sua porta todos os dias.

Assim, a tentação vem e você começa a analisá-la. Você a contempla. Você calcula suas consequências e até pensa que nunca faria isso, mas apenas por uma questão de curiosidade, você precisa saber um pouco mais.

Isso o leva ao próximo passo. Está quase fisgado. Ela é atraente para você. Você está quase lá. Mesmo assim, ainda há uma saída e você sabe qual é: a porta. É muito simples. É tão simples quanto apertar no pequeno botão vermelho no seu controle remoto. É tão simples como apertar o botão de desligar do seu computador ou do seu telefone. É tão simples quanto ir embora pela porta onde está escrito "saída" logo acima dela. Às vezes o que precisamos fazer é tomar medidas práticas, dar passos radicais na direção certa, para longe da tentação.

Nenhum comentário: