quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Livres e soberanos...

Livres e soberanos...

Diante do samba de crioulo doido em que se transformou a eleição de 2012 em Baraúna onde todos os candidatos querem ser prefeitos a qualquer custo e até quem não foi eleito para isso, fica a indagação? vale a pena ser prefeito dessa forma? se for pensando em somente meter a mão na bufunfa da prefeitura enquanto puder, até que alguém pode pensar que seja viável. Mas será que todo esse circo eleitoral que foi montado em Baraúna a partir de 2004 não está levando ao descrédito toda a classe politica local, independentemente de qual segmento partidário pertença? quem está perdendo com isso é tão somente o próprio município. Mas os vilões são somente os políticos?
Em primeiro lugar não existe corrupção sem as duas pontas, ou seja, para ter o corruptor é preciso ter o elemento passivo, ou seja, o corrompido. E aí é que está precisamente a ponta da meada. Por melhor trabalho que o político exerça enquanto gestor executivo, fica claramente a impressão de que ele não será eleito se não "comprar" votos. Presenciei durante anos na câmara municipal essa interminável batalha de bons trabalhos feitos por vereadores em prol do município como um todo, mas que não foram reeleitos justamente por ter sido um vereador "ruim" porque não dava as "coisas" para o povo como "feirinhas", "ajudas diversas", "exames médicos" e por aí se vai. Trabalhava pelo município, mas não tinha a postura assistencialista. Portanto seu trabalho parlamentar não "valia de nada" por melhor que tivesse sido.
Pássaros...livres e soberanos...
Essa cultura assistencialista é o que leva as irregularidades eleitorais que levam as cassações. Mas porque essa cultura se perpetua? porque somente um lado é punido. Alguém já viu no Brasil um eleitor preso por corrupção? portanto não adianta e não adiantará fiscalizações, punições, cassações e os cambaus, se persistir a cultura da impunidade para o eleitor, que acusa os políticos de serem tudo que não presta, mas na hora das eleições são os primeiros a "venderem" seu votos por qualquer migalha. Depois estão reclamando que o prefeito não faz nada, que sua rua não foi calçada, que os transportes públicos são um horror, que está faltando água, mas na verdade está faltando é vergonha na cara dos eleitores para terem a plena consciência de que é através de seu voto livre e soberano que ele decidirá quem deve representar os destinos de seu município. Se ele não prestar, tira na próxima eleição. Agora quem vende seu voto, não merece o que recebeu, comete um crime eleitoral e deve ficar de boquinha fechada, engolindo e arrotando todo tipo de governante de quinta categoria pois torna-se preso de sua própria atitude, haja vista que deixou de ser livre e soberano para se tornar mercadoria. Essa mensagem não é dirigida a todos evidentemente, mas somente a quem vestir a carapuça e nela lhe couber.
Realmente uma pena o município de Baraúna está sendo achincalhado em todo Estado potiguar servido de zombaria devido a essa bagunça jurídica que se arrasta  já há vários anos e pelo andar da carruagem continuará não terminará tão cedo. Como já frisou um pensador...cada povo tem o governo que bem merece.

Nenhum comentário: