domingo, 11 de janeiro de 2015

### -  Nossas três possíveis respostas para Deus. - ###

domingo

Não é simplesmente porque Deus arbitrariamente nos fez de tal forma que ele é o nosso único bem.
Na verdade Deus é o único bem de todas as criaturas. E, por necessidade, cada uma delas precisa achar o seu bem naquele tipo e grau de fruição de Deus que é próprio da sua natureza. O tipo e grau podem variar de acordo com a natureza da criatura, mas a ideia de que pudesse haver algum outro bem é uma ilusão ateísta.
George Macdonald, em um trecho que não consigo encontrar agora, representa Deus falando ao ser humano: “Você precisa ser forte pela minha força e abençoado por minha bênção, pois nada tenho além disso para lhe dar”. Eis aí a conclusão da história toda. Deus dá o que ele tem, e não o que não tem. Ele oferece a alegria que existe, e não uma alegria inexistente. Ser Deus, ser à sua semelhança (compartilhando e respondendo à sua bondade na condição de criatura), ou ser miserável — são as únicas três alternativas.
Se nos recusarmos a comer o único alimento que cresce no universo — o único alimento que qualquer universo jamais poderia oferecer — seremos obrigados a continuar eternamente famintos.

Nenhum comentário: