sábado, 14 de março de 2015

### - Por dentro e por fora. - ###

sexta-feira

Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! (Tg 4.8b)
À semelhança dos profetas no Antigo Testamento e de Jesus nos Evangelhos, às vezes os pastores de almas do Novo Testamento diziam palavras bem duras, principalmente Tiago. Depois de chamar as ovelhas de “queridos irmãos” (1.16; 2.5), ele os chama de “infiéis” (4.4), “pecadores” e “hipócritas” (4.8).
Hipócrita é aquele que chama atenção para uma virtude que não tem. Hipocrisia é o mesmo que impostura, fingimento, simulação, falsidade.
No caso de Tiago 4.8, algumas versões usam sinônimos significativos, como “impostores”, “indecisos”, “homens fingidos”, “homens ambíguos”, “homens dúbios”, “homens de alma dividida”, “homens de duas almas”. Não é fácil lidar com esse tipo de pessoa.

O que Tiago pede a eles é que lavem o coração e as mãos. Numa linguagem mais clara: “Chega de se enlamear! Em vez de viver em pecado, busque pureza de vida”. Isaías começa o seu ministério com o mesmo apelo: “Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver suas maldades!” (Is 1.16).
Quando lê “limpem o coração”, qualquer neófito vai se lembrar das palavras de Jesus: “Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância” (Mt 23.25). Tiago estava preocupado não com a aparência, mas com o cerne do problema, que era o coração onde “existe inveja, amargura e egoísmo” (3.14). A purificação é irmã gêmea do perdão. Deus fornece ambas as coisas quando o pecador deixa de ser hipócrita e se converte (1Jo 1.9).
— Deus exige limpeza interior (do coração) e exterior (das mãos)!

Nenhum comentário: