quinta-feira, 26 de março de 2015

### - O pecado principal - ###

quinta-feira

*** - Existe um pecado do qual nenhum ser humano está livre e que todos odeiam.
Todos sentem repulsa quando o identificam em alguém e dificilmente uma pessoa que não seja cristã imaginará que possa ser culpada por isso. Já ouvi pessoas admitindo que têm mau humor ou que são covardes. Porém, não acho que tenha ouvido uma pessoa, que não seja cristã, acusar-se desse pecado. E, ao mesmo tempo, raramente encontrei outro ser humano, que não fosse um cristão, que demonstrasse um pouco de misericórdia para com isso nas outras pessoas. Não há outra falha humana que torne o homem tão impopular, e nenhuma da qual estejamos mais conscientes. E quanto mais temos em nós, mais detestamos nos outros.
O pecado a que estou me referindo é o do orgulho e da presunção. E a virtude contrária a ele na moral cristã chama-se humildade. Talvez você se recorde de que, ao falar da moral sexual, disse que esta não constituía o centro da moral cristã.
Com isso chegamos ao nosso ponto central. Dizem os educadores cristãos que o pecado principal, a mais hedionda maldade, chama-se orgulho. Falta de caridade, raiva, ambição, bebedeira e tudo o mais não passam de sombras em comparação a ele. Foi pelo orgulho que o Diabo se transformou em Diabo. O orgulho leva a todos os demais pecados: trata-se de um estado mental totalmente anti-Deus. - ***

Nenhum comentário: