sábado, 9 de agosto de 2014

Os escondidos

sábado 
 
Como não os encontraram, levaram à força Jasão e alguns outros irmãos. (Atos 17.6)
Está subentendido que os crentes de Tessalônica esconderam Paulo e Silas em algum lugar da cidade para protegê-los da fúria dos desordeiros contratados para machucá-lo. Estes, na certeza de que os missionários estavam hospedados com Jasão, atacaram a casa dele mas não os encontraram.
Esconder-se é um expediente histórico que realmente funciona em tempos de perseguição. A mãe de Moisés o escondeu o quanto pôde (por três meses) para impedir que o recém-nascido fosse morto por ordem de Faraó (Êx 2.2). A prostituta Raabe escondeu os dois espias enviados por Josué a Jericó para eles não serem apanhados e mortos pelos cananeus (Js 2.6). Com o apoio de Jônatas, Davi se escondeu nas montanhas de Horebe para não ser morto por Saul (1Sm 23.14). Por ordem do próprio Deus, o profeta Elias se escondeu perto de um riacho para não ser morto pelo rei Acabe (1Rs 17.1-7). Na mesma ocasião, o administrador do palácio de Acabe escondeu de Jezabel cem profetas do Senhor em dois grupos de cinquenta, em cavernas (1Rs 18.1-4). Durante seis longos anos, enquanto Atalia era rainha, Jeoseba teve coragem de esconder o pequeno Joás e sua babá em um quarto do próprio templo de Jerusalém (2Rs 11.1-3). O Senhor também escondeu em algum lugar o profeta Jeremias e Baruque, seu secretário, para não serem presos por ordem do rei Jeoaquim.
O que aconteceu, pois, com Paulo e Silas em Tessalônica é uma rotina na vida daqueles que servem a Deus com integridade e fidelidade. Até Jesus esteve escondido no Egito enquanto Herodes, o Grande, vivia (Mt 2.13-14).

Nenhum comentário: