segunda-feira, 11 de agosto de 2014

### - TENHAM TODOS UMA ÓTIMA SEMANA. - ###

*** - O rei menor e o rei maior. - ***

segunda-feira 
 
Eles estão desobedecendo às leis do Imperador romano, dizendo que existe outro rei, chamado Jesus. (Atos 17.7)
O choque entre o rei menor e o rei maior vem de longe. Vem desde o nascimento de Jesus. Ao chegarem a Jerusalém, os magos do Oriente perguntaram: “Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus?” (Mt 2.2).
Quando o rei Herodes soube disso, diz o verso seguinte, “ficou muito preocupado, e o povo de Jerusalém também ficou” (Mt 2.3). Aqui o rei maior é o “rei dos judeus” e o rei menor é Herodes, o Grande. E assim vai até a crucificação de Jesus. A certa altura, Pilatos diz à multidão: “Aqui está o rei de vocês!”. E os chefes dos sacerdotes retrucam: “O nosso único rei é o Imperador” (Jo 19.14-16).
De fato há dois reis. O próprio Jesus o confirma quando ordena: “Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus” (Lc 20.27). Aqui o rei menor é César, o imperador, e o rei maior é Deus. Um é rei temporal e terreno (o rei menor), outro é rei no tempo e no espaço (o rei maior). O rei maior é o Rei dos reis, o Rei “que governa os reis do mundo inteiro” (Ap 1.5). O rei menor morre, é sepultado e permanece no pó. O rei maior morre, é sepultado e se levanta do túmulo porque não é possível que a morte o domine (2.24).
Em Tessalônica, Paulo não está pregando contra o Imperador, o rei menor, mas anunciando Jesus, o rei maior. Ele mais tarde vai precisar de César e vai apelar para ele (25.11). Ele se diz cidadão romano (16.37) e também cidadão do céu (Fp 3.30). Ele ensina obediência mais ao rei maior do que ao rei menor. César é César, mas não é o Senhor. Só Jesus é o Senhor e só a ele devemos dar honra suprema e obediência total.

Nenhum comentário: