terça-feira, 2 de dezembro de 2014

terça-feira - 02/12/2014 - 09:09h
Fraude à licitação

Polícia indicia empresário e ex-secretária de Saúde de Mossoró


Do jornal O Mossoroense
As autoridades policiais José Vieira de Castro, titular da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Mossoró (DEFD), e Fábio Montanha, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, concluíram o Inquérito Policial nº 036/2014, que apurava irregularidades na aquisição de medicamentos do tipo insulina pela Prefeitura de Mossoró. Duas pessoas foram indiciadas.
Jacqueline: acerto fraudulento (Foto: PMM)
O fornecedor Fábio Pinto de Lima, 33, proprietário da Drogaria Mossoró, e a ex-gestora da Secretaria de Saúde, Jacqueline de Souza Amaral, 54, foram indiciados pelo crime previsto no artigo 96, inciso IV, da Lei nº 8.666/96 (Fraude à Licitação).
Segundo as investigações feitas pela Polícia Civil, a ex-secretária teria entabulado uma negociação com o fornecedor de medicamentos para que ele apresentasse proposta de preço impraticável, bem abaixo do valor de mercado, para fins de sair vencedor em licitação de pregão realizado pela prefeitura e assim continuar vinculado ao município, haja vista que era credor de uma dívida passada pelo fornecimento de medicamentos ainda não pagos e, logo, poderia pressionar o ente federativo municipal para quitar o débito contraído.
Averiguou-se, pois, que o fornecedor saldaria gradativamente essa dívida com o fornecimento de medicamentos todavia em quantidade menor do que a discriminada nas faturas cobradas perante o financeiro da Secretaria de Saúde, recebendo o valor contratado como forma de abater o crédito que detinha contra o município.
Insulina
As investigações iniciaram com base em um parecer técnico apresentado por uma equipe de auditores. Constataram algumas irregularidades no fornecimento de medicamentos pela empresa Drogaria Mossoró, dentre elas, a de que foi licitadaa insulina juntamente com a caneta injetora, porém foi constatado que o fornecedor somente estava entregando o refil do medicamento, o que, segundo os auditores, baratearia seu custo. Porém o fornecedor cobrava o mesmo preço como se estive entregando-o na sua integralidade.
Ao final da auditoria, concluiu-se que houve um prejuízo para o erário público municipal.
O inquérito policial foi instruído com base no parecer final da auditoria, perícia documental, termos de depoimentos de testemunhas e de funcionários envolvidos no certamente licitatório, bem como interrogatório dos investigados, tendo sido cópia encaminhada à Promotoria do Patrimônio Público desta Comarca, para outras providências cabíveis.
Nota do Blog Carlos Santos – Não consigo entender, até hoje, por que a bancada governista na Câmara de Mossoró impede a todo custo, a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), para apurar compra de insulina e de oxigênio hospitalar pela prefeitura, na gestão Cláudia Regina (DEM).
O próprio prefeito Francisco José Júnior (PSD), quando estava na interinidade, declarou à imprensa e na leitura de mensagem anual na Câmara Munjicipal, que encontrara esses produtos com preços superfaturados.
A Prefeitura de Mossoró comprava insulina 42% mais caro que o mercado, e oxigênio com um superfaturamento no preço superior a 50%. Veja matéria AQUI.
Leia esta postagem também: Superfaturamento de insulina é um escândalo a ser apurado AQUI.
Categoria(s): Política / Saúde

Nenhum comentário: