sábado, 21 de fevereiro de 2015

Deputado defende uso do Mais RN pelo Governo Robinson Faria

Rogério Marinho: “O Mais RN será um marco para desenvolvimento do Estado”

65U5U5
O deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte, defende que o governo Robinson Faria (PSD) utilize os levantamentos e projetos apresentados dentro do Mais RN para alavancar a economia potiguar. O projeto, criado pelo tucano durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está sendo desenvolvido pela Federação das Indústrias (Fiern) e apresenta um diagnóstico do RN e de metas a serem atingidas nos próximos 20 anos.
“O Mais RN será um marco para o desenvolvimento do Estado, que precisa há muito tempo de um plano de desenvolvimento pensado de maneira conjunta a curto, médio e longo prazo. Com o Mais RN, o estado terá a integração de sua economia com projetos que garantirão o crescimento sustentável e competitivo em uma perspectiva de 20 anos”, disse Rogério.
O parlamentar ainda enfatizou que seu mandato na Câmara Federal estará sempre a disposição do Mais RN, assim como de todos os demais projetos que sejam voltados para o desenvolvimento da economia potiguar. Rogério citou ainda o Pró-Sertão, outro projeto criado por ele e implantado em parceria com a própria Fiern. “Nosso trabalho será voltado para consolidar estes importantes programas que deverão revolucionar o nosso setor econômico”, disse.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (12), o presidente da Fiern, empresário Amaro Sales, e o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, firmaram parceria para planejar uma agenda positiva com o objetivo de retomar o crescimento do Estado. Dentro dessa meta está exatamente o Mais RN.
Amaro Sales e Gustavo Nogueira pretendem realizar um encontro no qual haverá a participação da equipe econômica da Federação das Indústrias, gestores do SESI, SENAI e IEL e demais secretários estaduais das áreas que tenham relação com o crescimento industrial para detalhar como será a elaboração e a execução desta agenda positiva.
“O Sistema FIERN está pronto para dar uma contribuição ao Governo, para garantir a continuidade do MAIS RN, para colaborar com o Proadi e o Progás e com a educação profissional. Assim podemos contribuir com o crescimento do Estado e com a atração de novas empresas”, afirmou Amaro Sales, logo depois da reunião com o secretário de Planejamento.
Durante o encontro, Amaro Sales explicou que deverá ser elaborada, a partir do MAIS RN, uma política industrial para nortear os investimentos públicos e privados que vão retomar o desenvolvimento do Estado. Essa seria uma iniciativa em conjunto entre as ações governamentais e do Sistema Indústria.
O presidente do Sistema FIERN defendeu que o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte) tenha melhorias, com a preservação do que tem de essencial, ou seja, os incentivos fiscais para empresas que geram emprego e riquezas no Estado. Ele lembrou que esse programa é responsável pelo estímulo a empresas que geram pelo menos 30 mil empregos no Rio Grande do Norte. Por isso, deve ter continuidade e até ser aperfeiçoado.
Amaro Sales lembrou que – para o crescimento econômico, com desenvolvimento social – é necessário, além dos incentivos fiscais, infraestrutura e trabalhadores qualificados. As instituições do Sistema Indústria, lembrou, atuam na qualificação. Cabe ao governo um presença mais significativa na infraestrutura e no incentivo fiscal para evitar que outros estados sejam mais competitivos nestes aspectos.
“O Governo do Estado é absolutamente favorável aos pontos que foram levantados nesta reunião. A vontade de buscar uma aproximação é determinante neste momento, então haverá uma agenda conjunta para somar esforços”, destacou Gustavo Nogueira, que também é secretário de Administração e Recursos Humanos. Ele disse que uma interação entre a entidade que representa a indústria do Rio Grande do Norte e o Governo será fundamental na recuperação do desenvolvimento. “Vamos buscar as parcerias com o setor produtivo”, acrescentou.

Nenhum comentário: