Alunos e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão nesse momento em frente ao Fórum Silveira Martins, de Mossoró, protestando contra a proposta do presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), desembargador Cláudio Santos, de privatizar a instituição de ensino superior.
Cláudio Santos cumpre agenda na cidade. É a última visita que ele faz a Mossoró no cargo de presidente. A sua gestão será concluída no dia 5 de janeiro de 2017.
O futuro presidente, desembargador Expedito Ferreira de Souza, diferentemente de Cláudio, sempre foi um defensor da Universidade do Estado do RN.
Os manifestantes afirmam que estão defendendo a Uern da tentativa de “golpe”, camuflada na proposta de privatização.
O presidente do TJRN sugeriu a privatização da Universidade na semana passada, justificando que seria um dos pontos importantes para equilibrar as finanças do Estado.
Na sua opinião, a Uern é um “peso” e o Estado não tem obrigação de bancar ensino superior, o que seria responsabilidade exclusiva da União.
A proposta recebeu reprovação de todos os segmentos da sociedade mossoroense, com notas de repúdio lançadas por diversas entidades de classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário