quinta-feira, 6 de novembro de 2014

*** Quem é o Rei? ***

"Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, a Ramá, e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações." - I Samuel 8:4-5.


Deus agiu de forma maravilhosa para libertar o seu povo do Egito. Sinais e maravilhas acompanharam o povo de Deus ao longo de sua peregrinação no deserto e por ocasião do seu estabelecimento na terra da promessa. O povo de Israel era um povo diferente dos demais pois não tinha um rei humano, mas tinha como lider maior o próprio Deus.

No entanto, sempre houve em Israel um desejo de ser semelhante às outras nações. Este desejo de ser como os outros e não como o Senhor desejava chegou a tal ponto que o povo se reuniu e pediu um rei. Estavam insatisfeitos com o modelo administrativo chamado teocracia (onde Deus governa) e exigiram a mudança de modelo para a monarquia (onde um rei governa).

Samuel era um profeta que exercia forte influência e liderança sobre Israel naquela época. Ele ficou muito preocupado com esta exigência do povo e decidiu consultar o Senhor. O Senhor lhe disse: "Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles." (verso 7). Saul foi escolhido como rei e os problemas de Israel se intensificaram.

Meu amigo. Sempre nos damos mal quando decidimos aceitar a liderança de um ser humano em vez de reconhecer que Deus é o rei de nossa vida. Quem é que está influenciando nossas decisões hoje? Nossos filhos, esposa, marido, pais, amigos, igreja, chefes ou o Senhor nosso Deus? Os projetos nos quais estou envolvido e os planos que tenho feito estão de acordo com a vontade de Deus? Reflita sobre quem é o rei de sua vida e aclame o Senhor como seu líder maior.

Oração: Deus todo poderoso. Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Eu te louvo novamente pelo seu poder e amor. Tenho escolhido muitos reis em minha vida, muitas pessoas têm me influenciado e muito pouco tenho te consultado. Neste dia quero te eleger como o rei de minha vida. Que todos os meus projetos e planos possam ser guiados por ti somente. Ajuda-me a fazer sempre a tua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: