quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Uma corrente entre o céu e a terra

quarta-feira### - Contamos a vocês o que vimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho. (1Jo 1.3). - ###
É uma corrente enorme e ainda incompleta. Ela é como a escada de Jacó: liga a terra ao céu e o céu à terra. Começa com o último pecador (até o presente momento) e termina com o Pai e o Filho. A corrente não se parte, não se quebra e não se rompe por uma única razão: cada elo corresponde a um pecador que nasceu de novo e foi incorporado ao corpo de Cristo. Todos os elos são trigo. Nessa corrente não há nenhum elo de joio (o joio está em outra corrente que não chega ao céu, nem ao Pai, nem ao Filho).
João está falando da união mística de um salvo com outro salvo, de qualquer passado, de qualquer tempo e de qualquer lugar. Esses elos todos, ligados entre si, estão também ligados ao Pai e ao Filho, que seguram a corrente para ela não quebrar. O vigor, o entusiasmo, a perseverança, a alegria, a esperança, a certeza da salvação, o transbordamento, a paciência, o domínio próprio – tudo isso e muito mais vêm do primeiro elo, aquele que está na mão direita de Deus.
O que João deseja e está expressando é que os crentes da igreja para a qual ele escreve (não se sabe qual) estejam perfeitamente unidos entre si e com os crentes da igreja da qual ele escreve (também não se sabe qual), “assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho”.
Na memória consciente ou inconsciente de João, está a palavra dita por Jesus na véspera da sua morte: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos” (Jo 15.5).
— A união de Cristo com a sua igreja é um fato!

Nenhum comentário: