quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

 ### - As sete trombetas. - ###

quarta-feira






Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. Apocalipse 8.2
É importante lembrar (de acordo com o método de interpretação que temos adotado) que a abertura dos sete selos e o soar das sete trombetas simbolizam o mesmo período (entre as duas vindas de Cristo), embora de diferentes perspectivas.
Parece que o propósito das trombetas é advertir o mundo do justo juízo de Deus e chamar as pessoas ao arrependimento. As trombetas certamente eram usadas no Antigo Testamento como uma forma de advertência. Assim, Ezequiel escreveu que, se uma sentinela “vir a espada vindo contra a terra e tocar a trombeta para advertir o povo” (Ez 33.3), então o povo será responsável por suas reações. Além disso, as calamidades que se seguem parecem ser advertências no mesmo sentido em que foi o colapso da torre de Siloé, e que Jesus interpretou como um chamado ao arrependimento (Lc 13.4).
Após o soar das trombetas, João viu um anjo forte descer do céu segurando um pequeno livro. A partir da descrição de João, esse anjo não parece outra pessoa senão o próprio Senhor Jesus Cristo trazendo o evangelho que João deveria pregar. Assim, foi dito a João que comesse o livro, assimilando dessa forma seu conteúdo. Reconvocado para levar as boas novas às nações, João sentiu a doçura do evangelho tornar-se amargor para aqueles que o rejeitassem.
De repente, duas testemunhas aparecem, parecendo representar o testemunho da igreja sofredora (Ap 11.3). Elas recebem poder para profetizar, ou seja, proclamar o evangelho durante o período entre as duas vindas de Cristo. No entanto, elas serão perseguidas e mortas; então, mais tarde a igreja martirizada e silenciada será ressuscitada (e o seu testemunho, vivificado), para grande consternação de seus inimigos.
O ministério do pequeno livro e das duas testemunhas precisa ser compreendido à luz das trombetas de advertência, pois a mensagem negativa dessas advertências ao mundo é completada pela mensagem positiva do evangelho.
Para saber mais: Apocalipse 9.20–10.11

Nenhum comentário: