domingo, 30 de outubro de 2011

O evangelho.

Reflexão. Enraizada no ambiente judaico e pagão, a igreja enfrenta o primeiro grande conflito. Os cristãos provinientes do judaismo continuavam praticando a circuncisão e observndo as prescrições da lei. A evangelização não obrigava os pagãos convertidos a esses custumes judaicos. Contudo, alguns de jerusalem( fariseus convertidos começaram a ensinar que tambem os pagãos, para se salvarem, deviam observar as mesmas coisas que os judeus convertidos. em outras palavras, primeiro deviam ser "judaizados" e depois cristianizados. A questão era muito séria: os custumes judaicos pertencem à essencia da mensagem cristã? até que ponto a ação missionária da igreja transmite o evangelho, ou confunde o evangelho, com determinados contexto sociocultural, impondo a um povo a cosmovisão de outro? O evangelho é fermento libertador,e não super-estrutura que apresiona e perverte a alma de um povo.
O discurso de Pedro é fundamental e contém a orientação conciliar. Pedro parte de fatos concretos: ele foi o primeiro evangelizador dos pagãos e compreendeu que Deus não faz distinção entre pagãos e judeus, mas concede a ambos o mesmo Espirito santo que leva o homem a seguir Jesus. depois, Pedro salienta que os custumes judaicos são um jugo, isto é, um elemento cultural que não deve ser imposto aos pagãos, pois o que salva a todos é a graça que leva a fé em Jesus Cristo. Barnabé e Paulo reforçam o testemunho de Pedro.
.LEIA A BIBLIA PARA HONRA E GLORIA DE JESUS CRISTO NOSSO UNICO SENHOR.
Portanto, Cristo nos convida a conversão espontanea, sem distinção de pessoas ou credo, este convite é para você que ler este blog, neste momento. Que as bençãos de Deus recaia sobre todos os lares Baraúnenses, tenhas um otimo domingo.

Nenhum comentário: