quinta-feira, 21 de maio de 2015


‘Distritão’ transforma o deputado em vereador federal

Membro da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado federal Felipe Maia (DEM) posicionou-se contrariamente à adoção do modelo distrital para escolha de deputados
Felipe Maia diz que modelo distrital descaracteriza a função. Foto: Sidney Lins Jr./thumb
Felipe Maia diz que modelo distrital descaracteriza a função. Foto: Sidney Lins Jr./thumb
Membro da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado federal Felipe Maia (DEM) posicionou-se contrariamente à adoção do modelo distrital para escolha de deputados. Durante discussão em torno do relatório apresentado pelo deputado Marcelo Castro (PMDB – SE), o parlamentar do Rio Grande do Norte emitiu sua preocupação com o sistema em discussão.
Para o deputado federal Felipe Maia, a adoção do chamado “distritão” prejudicaria sobremaneira a atuação dos congressistas brasileiros. De acordo com o parlamentar potiguar, o deputado federal que, dentro do atual modelo, representa o Brasil na Baixa Câmara nacional, caso sejam aprovadas as mudanças e, por consequência, a adoção do voto distrital, ao invés de pensar o país como um todo, o deputado federal terá que, antes de qualquer assunto, defender os municípios ou distritos que representam.
“Com o distritão, o deputado federal perderia a sua função que é discutir os grandes temas nacionais. Com o voto distrital, o deputado federal passaria a condição de vereador, pois ao invés de representar o país, ele terá de concentrar a sua atuação nos municípios que fazem parte do distrito que o elegeu. Neste caso, nós seriamos um vereador federal”, argumentou.

Nenhum comentário: