quinta-feira, 21 de maio de 2015

Fenômeno El Nino definirá cenário para 2016

Publicação: 2015-05-21 00:00:00 | Comentários: 0
A+A-
Somente no fim do mês de agosto, será possível delinear o cenário climatológico para o ano de 2016. Isto porque, entre os meses de julho e agosto, o fenômeno El Niño sinaliza se perderá força ou se se manterá instalado. De acordo com o meteorologista da Emparn, Gilmar  Bristot, é neste período que ocorre o “auge” do fenômeno. “A decaída do El Niño geraria mais normalidade para 2016. É isto o que esperamos, mas somente podemos afirmar ao final de agosto”, comentou o meteorologista.

No interior do Rio Grande do Norte, segundo a Emparn, o ciclo chuvoso já é tido como encerrado e o El Niño está estabelecido. A partir de agora, a Semarh precisa realizar estudos montando cenários diversos para a ocorrência ou não de chuvas ao longo do próximo ano, incluindo o consumo para irrigação e uso humano e animal. “A Semarh tem que verificar a capacidade atual das barragens e até quando elas podem atender e qual tipo de demanda”, frisou Bristot. 

Sobre o ano de 2015, o meteorologista afirmou que a quadra chuvosa foi considerada dentro das previsões, com regularidades em alguns locais e irregularidade em outras. Em muitos municípios, ocorre o fenômeno da “Seca Verde”. “Choveu bem, o sertanejo plantou, mas não conseguiu colher. Ou seja: mais prejuízos a serem contabilizados”, lamentou. 

Nenhum comentário: