terça-feira, 28 de outubro de 2014

          ### - Um pastor de fato. - ###

terça-feira A vida de vocês deve ser agradável a Deus. (2Pe 3.11)
Apenas na segunda metade do último capítulo de sua segunda carta, Pedro dá quatro conselhos para o crescimento espiritual: “A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele” (v. 11); “Façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele” (v. 14); “Tomem cuidado para não serem levados pelos erros das pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura” (v. 17); e “Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (v.18).
Todo novo convertido, assim como todo velho convertido, precisa de pastoreio para se aproximar o máximo possível da vida abundante ou chegar até ela. O crente tem necessidade de amor, de companhia, de mais conhecimento bíblico, de advertências, de reparos, de encorajamento, de orientação, de humildade, de paciência e de orações fervorosas a seu favor. O caminho ainda é apertado, o pecado ainda habita nele, as potestades do ar ainda não foram jogadas no abismo e a cultura mundana que o rodeia ainda o seduz. O crente precisa de oração e ação para que a mais antiga e mais repetida súplica seja atendida por Deus: “Não nos deixes sucumbir à prova e livra-nos do maligno” (Mt 6.13, BP). Ele não pode ser simples e ingênuo como o próprio pastor (Pedro) foi ao exagerar sua resistência e a jurar por Deus que não negaria o Senhor. Ele tem que evitar o relaxamento devocional (ausência de oração e da leitura da Bíblia).
Algumas dessas advertências de Pedro já haviam sido dadas na Primeira Carta. No entanto, quando se trata de espiritualidade verdadeira e dinâmica, qualquer repetição é bem-vinda!
>> Importa agradar a Deus e não a mim mesmo e aos outros!

Nenhum comentário: