segunda-feira, 17 de novembro de 2014





*** Empatia ***

"Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram." - Romanos 12:15.

Você já ouviu falar em "empatia"? (Não confunda com simpatia). Qual é o significado desta palavra? Empatia é a capacidade de um ser humano se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende. Empatia é colocar-se no lugar da outra pessoa, calçar os seus
sapatos, ficar na situação dela.

Exercer a empatia não é algo simples. No entanto, as pessoas que se esforçam para fazer este exercício são recompensadas pelo conhecimento e compreensão que obtêm dos
outros através de suas experiências.

O verso de hoje é uma recomendação a todos os cristãos. Ao dizer "alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram" o apóstolo Paulo pede que sejamos empáticos, que nos coloquemos na situação das pessoas. Desta forma poderemos compreender melhor nosso próximo e agir de uma forma mais misericordiosa com ele.

Muitas vezes criticamos as pessoas sem ter uma visão ampla da situação dela e do contexto de suas ações. Nossos julgamentos são falhos não porque nosso senso de justiça seja deficiente, mas porque não temos a compreensão plena das circunstâncias que envolviam a pessoa que pretendemos julgar. Julgamos sem compreender os fatos.

Deus, o Pai, confiou ao Filho todo o juízo. O Filho deu o maior exemplo de empatia já demonstrado em todo o Universo: Ele vestiu nossas vestes, calçou nossas sandálias, andou por esta terra, viveu uma vida justa e pagou o preço do nosso pecado. Então tornou-se digno para nos julgar.

Sigamos hoje o exemplo de empatia dado pelo nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos tentar entrar "na pele" do nosso próximo para compreendê-lo, para ajudá-lo e para sermos mais tolerantes em nossos julgamentos.

Oração: Pai de amor e de justiça. Muitas vezes tenho olhado para o meu próximo não para compreendê-lo, mas para julgá-lo. Hoje aprendi que tenho que mudar minha atitude. Ajuda-me, Senhor, a me colocar no lugar dos meus companheiros. Ajuda-me a sentir o que eles sentem. Ajuda-me a ser empático para compreendê-los e confortá-los. Ande comigo hoje, Senhor. Em nome de Jesus eu te peço. Amém.

Nenhum comentário: