segunda-feira, 20 de outubro de 2014

### - Jesus prometeu vir e virá. - ###

segunda-feira

Vocês precisam saber que nos últimos dias aparecerão homens dominados pelas suas próprias paixões. (2Pe 3.3)
As ovelhas de Pedro precisavam se lembrar das palavras ditas há muito tempo pelos profetas e também tomar conhecimento das coisas que estavam acontecendo no presente e se estenderiam em direção ao futuro. Era então necessário unir uma coisa com a outra e valer-se de ambas.
Os crentes não devem ser ingênuos. Um pouco de malícia é de grande proveito. Para não cair numa cilada, eles necessitam de informações seguras. É preciso ter mais medo do inimigo que entra devagarzinho enquanto estamos sonolentos (foi assim que o joio foi plantado no meio do trigo) do que do inimigo que ruge como o leão a se aproximar (1Pe 5.2).
Quem estava se aproximando para causar estragos no rebanho de Pedro eram pessoas perigosas. Especialmente porque todos eram “dominados pelas suas próprias paixões” (2Pe 3.3). Eles iriam se valer da longanimidade de Deus para zombar da mais preciosa esperança da igreja cristã: o retorno de Jesus em poder e muita glória (em ocasião não revelada). Esses penetras agiriam com tremenda ousadia: “Ele [Jesus] prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais [a geração anterior à nossa] morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo” (2Pe 3.4).
Zombando da chamada segunda vinda de Cristo, eles negavam ou colocavam em dúvida muitas outras esperanças (e doutrinas) básicas: a ressurreição dos mortos, a transformação dos vivos, o triunfo do bem sobre o mal, o juízo final, o fim de toda lágrima e a consumação da História. Se acreditassem nesses escarnecedores, os crentes abandonariam a fé e se tornariam apóstatas, pois “se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos os mais infelizes deste mundo” (1Co 15.19).
>> Não há deserto mais árido do que a negação da volta de Cristo (parúsia)!

Nenhum comentário: