sábado, 8 de novembro de 2014

*** A Hierarquia no Reino de Deus ***

"Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva." - Marcos 10:43.

Desde que nascemos já temos contato com o conceito de hierarquia: Os pais mandam e as crianças obedecem. Hierarquia pode ser definida como uma relação de subordinação entre pessoas de um grupo. Dentro de uma hierarquia há os que estão acima, com maior autoridade, e os que estão subordinados. Há grupos onde a hierarquia é bem definida, por exemplo, entre os militares e em algumas organizações religiosas. As empresas tinham bem definidos os cargos e as relações de subordinação, mas com as transformações dos últimos anos hoje as relações de hierarquia nas empresas nem sempre é bem definida. Bem ou mal definida, as hierarquias normalmente funcionam da seguinte forma: quem está acima é servido por quem está subordinado. O diretor manda no gerente e o gerente serve o diretor. O gerente manda no funcionário e este serve o gerente.

No reino de Deus a ordem de hierarquia é invertida. Quem está acima serve quem está numa posição inferior. Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas é facilmente compreendido quando analisamos o exemplo de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor. Ele foi o maior dentre os homens. A ele o Pai deu um nome acima de todo o nome e o exaltou acima de tudo e de todos, no entanto ele nos serviu como se fosse servo da humanidade.

O verso de hoje diz que uma pessoa grande no reino do céus é aquela que está disposta a servir não apenas quem lhe é hierarquicamente superior, mas seus iguais e inferiores. Muitas vezes somos tentados a dizer: "Eu não vou fazer isso. Há outros que podem fazer. Esta não é minha tarefa. Eu sou capaz de fazer muito mais por isso deixo que outro faça este trabalho mais simples." Os que pensam desta maneira deveriam recapitular o episódio onde Cristo lavou os pés dos discípulos e deu um verdadeiro exemplo do que é ter o espírito de serviço.

Que nesta nova semana sejamos mais servos do que servidos.

Oração: Pai nosso. Louvado seja o teu nome. Obrigado pelas lições espirituais que a cada dia o Senhor nos concede. Obrigado pela luz que emana da tua Palavra. Obrigado pela vida e pelo exemplo do seu Filho Jesus Cristo. Ajuda-me a ter um coração inclinado para servir desinteressadamente a quem precisa de mim. Transforme minha vida. Faça-a mais semelhante à vida do Seu Filho. É o que te peço em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário: