terça-feira, 30 de setembro de 2014

### - Abismos tenebrosos. - ###

terça-feira

Esses falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. (2Pe 2.10b)

Parece que Pedro abusa dos adjetivos para enfatizar o que escreve. Só no capítulo 2 da sua Segunda Carta, aparecem dez deles (NVI). O apóstolo usa adjetivos que causam medo ou geram temor ao Senhor.
Alguns se referem aos falsos doutores ou mestres. Eles divulgam heresias destruidoras (v. 1), andam por caminhos vergonhosos (v. 2), são um povo ímpio (v. 5), têm desejos (v. 18) e procedimentos libertinos (v. 7), fazem acusações impiedosas (v. 11), são criaturas irracionais (v. 12), seus desejos são impuros (v. 10) e sua arrogância é uma arrogância vaidosa. Com esses adjetivos, o leitor da Carta fica conhecendo o caráter dos falsos mestres.
Outros adjetivos dizem respeito ao que vai acontecer com esses homens ordinários. Eles trazem para si mesmos repentina destruição (v. 1) e serão confinados em abismos tenebrosos (v. 4).
São tantos e tão qualificados os pecados dos falsos mestres que o autor não deixa margem para que haja alguma simpatia ou mesmo tolerância para com eles. Pedro encerra a questão ao chamá-los de “criaturas irracionais” (v. 12, NVI). Aqueles que ensinam lentamente heresias destruidoras sofrerão repentina destruição.
Como é melhor prevenir do que remediar, o apóstolo coloca de sobreaviso os crentes aos quais escreve, sem divagações e sem meias-palavras. Ele fala coisa com coisa. Fala com autoridade.
Os tais falsos mestres saíram de entre os crentes. Tomaram direção oposta a eles, tanto na fé quanto na conduta. Precisam ser localizados, desmascarados e denunciados. Isso para evitar a perda de tudo o que foi feito antes com muito sacrifício; para evitar que a loucura da heresia e da corrupção moral contamine toda a igreja, fechando as suas portas mais cedo ou mais tarde.
— Que Deus mesmo desmascare os falsos mestres que estão entre nós!

Nenhum comentário: