quarta-feira, 24 de setembro de 2014

### - A danação do secularismo. - ###

quarta-feira

Mas trouxe o dilúvio sobre o mundo dos que não queriam saber de Deus. (2Pe 2.5)
Por que Deus mandou o dilúvio sobre o mundo na época de Noé? O que motivou um juízo tão dramático? Por que houve apenas oito sobreviventes?
A primeira informação a respeito daquela sociedade é que os “filhos de Deus” se casaram com mulheres bonitas e escolhidas. Uma possibilidade é que os designados “filhos de Deus” são seres celestiais e não humanos e que as moças eram simplesmente humanas. Se a interpretação procede, estamos diante de algo muito estranho. No entanto, não dependemos desse acontecimento para justificar o juízo de Deus.
Gênesis afirma que já naquela época “a terra estava corrompida diante de Deus e cheia de crimes” (Gn 6.11, BP). Além daquele mistério e da violência generalizada, havia outro problema: a secularização da sociedade. É Jesus quem fornece a dica inicial: “Antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam” (Mt 24.38). Pedro é mais explícito: uma das razões do dilúvio é que aquele mundo era formado de pessoas que “não queriam saber de Deus”, como diz o versículo que estamos considerando. Ora, se Deus não existe ou não é considerado, não há temor do Senhor e ninguém se obriga a nada. Daí o caos, a violência, a loucura e o agravamento progressivo da impiedade.

Outra evidência é que a presença de Noé não incomodou aquela geração: a Bíblia diz que Noé evangelizava pela palavra (ele era um pregoeiro da justiça), pelo testemunho (ele agradava o Senhor com a sua vida e era a única pessoa justa e íntegra) e pela arca (ele acreditava no juízo e fez o que Deus ordenou que fizesse). Tudo em vão! “A única pessoa que ele [Deus] salvou foi Noé” (2Pe 2.5). A família foi beneficiada pela fé do patriarca.
— A secularização é anterior à corrupção.

Nenhum comentário: